Capítulo 16

Livro de Jasar
Livro de Jasar, Capítulo 16

1 Naquele tempo, Quedorlaomer, rei de Elão, enviou a todos os reis vizinhos, a Nimrod, rei de Sinar, que estava sob seu poder, e a Tidal, rei de Goyim, ea Arioque, rei de Elasar, com quem ele fez um pacto, dizendo: Subi para mim e ajuda-me, para que possamos ferir todas as cidades de Sodoma e seus habitantes, pois eles se rebelaram contra mim nestes treze anos.

2 E estes quatro reis subiram com todos os seus acampamentos, cerca de oitocentos mil homens, e eles foram como estavam, e feriram cada homem que encontraram em sua estrada.

3 E os cinco reis de Sodoma e Gomorra, Shinab, rei de Adma, Shemeber, rei de Zeboyim, Bera, rei de Sodoma, Bersha, rei de Gomorra, e Bela, rei de Zoar, saíram ao encontro deles, e todos se juntaram no vale. de Sidim.

4 E estes nove reis fizeram guerra no vale de Sidim; e os reis de Sodoma e Gomorra foram feridos diante dos reis de Elam.

5 E o vale de Sidim estava cheio de poços de cal e os reis de Elão perseguiram os reis de Sodoma, e os reis de Sodoma com seus acampamentos fugiram e caíram nas covas, e todos os que ficaram foram para a montanha por segurança, e os cinco reis de Elão vieram atrás deles e os perseguiram até as portas de Sodoma, e tomaram tudo o que havia em Sodoma.

6 E saquearam todas as cidades de Sodoma e Gomorra, e também tomaram a Lot, filho do irmão de Abrão, e seus bens, e tomaram todas as mercadorias das cidades de Sodoma, e foram-se embora; e unic, o servo de Abrão, que estava na batalha, viu isto, e disse a Abrão tudo o que os reis tinham feito para as cidades de Sodoma, e que Ló foi levado cativo por eles.

7 E Abrão ouviu isso, e ele se levantou com cerca de trezentos e dezoito homens que estavam com ele, e naquela noite ele perseguiu esses reis e os feriu, e todos eles caíram diante de Abrão e seus homens, e não havia nenhum remanescente além do quatro reis que fugiram, e cada um seguiu seu próprio caminho.

8 E Abrão recuperou toda a propriedade de Sodoma, e ele também recuperou Ló e sua propriedade, suas esposas e pequeninos e todos pertencentes a ele, de modo que Ló não faltou nada.

9 E quando ele voltou de ferir estes reis, ele e seus homens passaram o vale de Sidim onde os reis tinham feito guerra juntos.

10 E Bera, rei de Sodoma, e o resto de seus homens que estavam com ele, saíram das covas de cal em que haviam caído, para se encontrarem com Abrão e seus homens.

11 E Adonisebeque, rei de Jerusalém, o mesmo que Sem, saiu com seus homens para encontrar a Abrão e seu povo com pão e vinho, e ficaram juntos no vale de Meleque.

12 E Adonizedek abençoou Abrão, e Abrão deu-lhe uma décima parte de tudo o que ele havia trazido do despojo de seus inimigos, pois Adonizedek era um sacerdote diante de Deus.

13 E todos os reis de Sodoma e Gomorra, que estavam ali, com os seus servos, aproximaram-se de Abrão e rogaram-lhe que devolvesse a seus servos a quem ele fizera prisioneiro, e que tomassem todos os bens.

14 E Abrão respondeu aos reis de Sodoma, dizendo: Vive o Senhor, que criou o céu e a terra, e que remiu a minha alma de toda aflição, e que me livrou dos meus inimigos e entregou-os nas minhas mãos; pegue qualquer coisa que lhe pertença, para que você não possa se gabar amanhã, dizendo: Abrão ficou rico de nossa propriedade que ele salvou.

15 Porque o Senhor meu Deus, em quem confio, disse-me: Nada necessitarás, pois te abençoarei em todas as obras das tuas mãos.

16 E agora, portanto, eis que aqui está tudo pertencendo a você, leve-o e vá; assim como o Senhor vive, não te tirarei de uma alma vivente, para um esquife ou filete, excetuando-se a despesa da comida daqueles que saíram comigo para a batalha, como também as porções dos homens que foram comigo, Anar Ashcol e Mamre, eles e seus homens, assim como aqueles que permaneceram para vigiar a bagagem, tomarão sua parte do despojo.

17 E os reis de Sodoma deram a Abrão de acordo com tudo o que ele havia dito, e eles o pressionaram a tomar qualquer coisa que ele escolhesse, mas ele não quis.

18 E ele mandou embora os reis de Sodoma e o restante de seus homens, e ele lhes deu ordens sobre Ló, e eles foram para seus respectivos lugares.

19 E Lot, filho de seu irmão, ele também mandou embora com seus bens, e ele foi com eles, e Ló voltou para sua casa, para Sodoma, e Abrão e seu povo voltaram para sua casa, para as planícies de Mamre, que está em Hebron

20 Naquele mesmo tempo apareceu novamente o Senhor a Abrão em Hebrom, e disse-lhe: Não temas, a tua recompensa é muito grande diante de mim, porque não te deixarei, até que te haja multiplicado, te abençoado e feito tua semente como as estrelas no céu, que não podem ser medidas nem numeradas.

21 E darei à tua descendência todas estas terras que vires com os teus olhos, às quais lhes darei por herança para sempre; sê forte e não temas, anda diante de mim e sê perfeito.

22 E no ano setenta e oito da vida de Abrão, naquele ano morreu Reu, o filho de Peleg, e todos os dias de Reu foram duzentos e trinta e nove anos, e ele morreu.

23 E Sarai, a filha de Haran, a esposa de Abrão, ainda era estéril naqueles dias; ela não suportou a Abrão filho ou filha.

24 E quando ela viu que não tinha filhos, deu à sua serva Agar, a quem Faraó lhe dera, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido.

25 Pois Hagar aprendeu todos os caminhos de Sarai como Sarai ensinou a ela, ela não era de maneira alguma deficiente em seguir seus bons caminhos.

26 Então disse Sarai a Abrão: Eis aqui a minha serva Agar, vai a ela, para que ela possa dar aos meus joelhos, para que também eu obtenha filhos dela.

27 E no fim de dez anos da casa de Abrão, na terra de Canaã, que é o octogésimo quinto ano da vida de Abrão, Sarai lhe deu Agar.

28 E Abrão ouviu a voz de sua esposa Sarai, e ele pegou sua serva Agar e Abrão veio a ela e ela concebeu.

29 E quando Agar viu que ela havia concebido, muito se alegrava, e sua senhora era desprezada aos seus olhos, e ela disse dentro de si mesma: Isto só pode ser que eu seja melhor diante de Deus do que Sorai minha ama, por todos os dias que minha ama foi com meu senhor, ela não concebeu, mas eu o Senhor causou em tão pouco tempo para conceber por ele.

30 E quando Sarai viu que Agar tinha concebido por Abrão, Sarai estava com inveja de sua serva, e Sarai disse dentro de si: Isso certamente não é nada além de que ela deve ser melhor do que eu.

31 E disse Sarai a Abrão: O meu erro é sobre ti, porque quando oraste perante o Senhor por filhos, por que não orou por minha causa, para que o Senhor me desse descendência de ti?

32 E quando falo a Agar na tua presença, despreza as minhas palavras, porque concebeu, e nada lhe dirás; que o Senhor julgue entre mim e ti pelo que fizeste a mim.

33 E disse Abrão a Sarai: Olha que a tua serva está na tua mão, faze-lhe parecer bem aos teus olhos; e Sarai a afligiu, e Agar fugiu dela para o deserto.

34 E um anjo do Senhor a encontrou no lugar por onde ela havia fugido, perto de um poço, e ele disse-lhe: Não temas, pois multiplicarei a tua semente, pois tu darás à luz um filho e chamarás o seu nome. Ismael; agora, pois, volta para Sarai, tua senhora, e apresenta-te às tuas mãos.

35 E Agar chamou o lugar daquele poço Beer-laai-roi, isto é, entre Cades e o deserto de Bered.

36 E Agar naquele tempo voltou para a casa de seu dono, e no final dos dias Hagar deu um filho a Abrão, e Abrão chamou seu nome Ismael; e Abrão tinha oitenta e seis anos quando o gerou.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher