Capítulo 83

Livro de Jasar
Livro de Jasar, Capítulo 83

1 E no décimo segundo mês, no vigésimo terceiro dia do mês, Moisés tomou Arão e seus filhos, e vestiu-os em suas vestes, e ungiu-os e fez-lhes como o Senhor havia ordenado e Moisés trouxe todas as ofertas que o Senhor naquele dia lhe ordenara.

2 Então Moisés tomou a Arão e seus filhos, e lhes disse: Por sete dias ficarás à porta do tabernáculo, porque assim me ordeno.

3 E Arão e seus filhos fizeram tudo o que o Senhor lhes havia mandado por intermédio de Moisés, e ficaram ali por sete dias à porta do tabernáculo.

4 E no oitavo dia, sendo o primeiro dia do primeiro mês, no segundo ano da partida dos israelitas do Egito, Moisés ergueu o santuário, e Moisés levantou todos os móveis do tabernáculo e todos os móveis do santuário e ele fez tudo o que o Senhor lhe havia ordenado.

5 E Moisés chamou a Arão e a seus filhos, e trouxeram o holocausto e a oferta pelo pecado por si e pelos filhos de Israel, como o Senhor ordenara a Moisés.

6 Naquele dia os dois filhos de Arão, Nadabe e Abiú, pegaram fogo estranho eo trouxeram perante o Senhor, que não lhes havia ordenado, e um fogo saiu de diante do Senhor, e os consumiu, e eles morreram perante o Senhor em aquele dia.

7 No dia em que Moisés completou a construção do santuário, os príncipes dos filhos de Israel começaram a trazer suas ofertas diante do Senhor para a dedicação do altar.

8 E eles trouxeram suas ofertas cada príncipe por um dia, um príncipe a cada dia durante doze dias.

9 E todas as ofertas que eles trouxeram, cada um no seu dia, um prato de prata pesando cento e trinta siclos, uma bacia de prata de setenta siclos segundo o siclo do santuário, ambos cheios de flor de farinha, misturada com azeite, uma oferta de carne.

10 Uma colher de dez siclos de ouro, cheia de incenso.

11 Um novilho, um carneiro, um cordeiro de um ano para holocausto.

12 e um bode para oferta pelo pecado.

13 e para sacrifício de ofertas pacíficas dois bois, cinco carneiros, cinco bodes, cinco cordeiros de um ano;

14 Assim foram os doze príncipes de Israel no dia a dia, cada um no seu dia.

15 E foi depois disso, no décimo terceiro dia do mês, que Moisés ordenou aos filhos de Israel que observassem a Páscoa.

16 E os filhos de Israel celebraram a páscoa em sua estação no décimo quarto dia do mês, como o Senhor ordenara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel.

17 E no segundo mês, no primeiro dia, o Senhor falou a Moisés, dizendo:

18 Contam os chefes de todo o varão dos filhos de Israel de vinte anos de idade para cima, tu e teu irmão Arão e os doze príncipes. de Israel.

19 E Moisés fez assim, e Arão veio com os doze príncipes de Israel, e eles contaram os filhos de Israel no deserto de Sinai.

20 E o número dos filhos de Israel pelas casas de seus pais, de vinte anos para cima, era de seiscentos e três mil quinhentos e cinquenta.

21 Mas os filhos de Levi não foram contados entre seus irmãos, os filhos de Israel.

22 E o número de todos os homens dos filhos de Israel de um mês para cima era de vinte e dois mil duzentos e setenta e três.

23 E o número dos filhos de Levi de um mês e acima era de vinte e dois mil.

24 E Moisés colocou os sacerdotes e os levitas cada homem ao seu serviço e ao seu encargo de servir ao santuário do tabernáculo, como o Senhor ordenara a Moisés.

25 E no vigésimo dia do mês, a nuvem foi tirada do tabernáculo do testemunho.

26 Naquele tempo os filhos de Israel continuaram sua jornada desde o deserto do Sinai, e viajaram por três dias, e a nuvem repousou sobre o deserto de Paran; ali a ira do Senhor se acendeu contra Israel, porque haviam provocado o Senhor, pedindo-lhe comida, para que comessem.

27 E o Senhor ouviu a sua voz, e deu-lhes a carne que comeram durante um mês.

28 Mas depois disso a ira do Senhor se acendeu contra eles, e ele os feriu com grande matança, e foram sepultados ali naquele lugar.

29 E os filhos de Israel chamaram aquele lugar de Kebroth Hattaavah, porque ali eles enterraram o povo que cobiçava carne.

30 E partiram de Kebroth Hattaavah e acamparam-se em Hazeroth, que fica no deserto de Paran.

31 E enquanto os filhos de Israel estavam em Hazeroth, a ira do Senhor se acendeu contra Miriã por causa de Moisés, e ela ficou leprosa, branca como a neve.

32 E ela ficou confinada sem o acampamento por sete dias, até que ela foi recebida novamente depois de sua lepra.

33 Depois os filhos de Israel partiram de Hazerote, e acamparam-se no fim do deserto de Parã.

34 Naquele tempo, o Senhor falou a Moisés para enviar doze homens dos filhos de Israel, um homem para uma tribo, para ir explorar a terra de Canaã.

35 E Moisés enviou os doze homens, e eles vieram para a terra de Canaã, para procurar e examiná-lo, e eles exploraram toda a terra desde o deserto de Sim para Rechob como tu vires a Chamoth.

36 E, ao fim de quarenta dias, chegaram a Moisés e a Arão, e trouxeram-lhe a palavra como se achava em seus corações; e dez deles fizeram maltratos aos filhos de Israel, da terra que haviam explorado. dizendo: É melhor para nós voltar ao Egito do que ir a esta terra, uma terra que consome seus habitantes.

37 Mas Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dos que exploravam a terra, disseram: A terra é extremamente boa.

38 Se o Senhor se deleitar em nós, então nos trará a esta terra e nos dará, porque é uma terra que mana leite e mel.

39 Mas os filhos de Israel não os ouviram, e deram ouvidos às palavras dos dez homens que haviam denunciado a terra mal.

40 E o Senhor ouviu as murmurações dos filhos de Israel e ele ficou irado e jurou, dizendo:

41 Certamente que nenhum homem desta geração má verá a terra a partir dos vinte anos de idade, exceto Calebe, filho de Jefoné, e Josué, o filho. de freira.

42 Mas certamente esta geração perversa perecerá neste deserto, e seus filhos virão para a terra e eles a possuirão; e assim a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele os fez vagar pelo deserto por quarenta anos até o fim daquela geração perversa, porque não seguiram ao Senhor.

43 E o povo habitou no deserto de Paran por um longo tempo, e eles seguiram para o deserto pelo caminho do Mar Vermelho.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher