Capítulo 45

Livro de Jasar
Livro de Jasar, capítulo 45

1 E foi naquele tempo naquele ano, que é o ano de José descendo ao Egito depois que seus irmãos o venderam, que Rúben, o filho de Jacó, foi a Timna e tomou-lhe por mulher. Eliuram, filha de Avi, o cananeu, e ele veio a ela.

2 E Eliuram, mulher de Rúben, concebeu e deu-lhe quatro filhos, Hanóquete, Palu, Chetzron e Carmi; e Simeão, seu irmão, tomou a sua irmã Diná como esposa, e ela lhe deu cinco filhos, Memuel, Yamin, Ohad, Jachin e Zochar.

3 E depois veio a Buna, a mulher cananéia, a mesma Buna que Simeão levou cativo da cidade de Siquém, e Buna esteve diante de Dina e a atendeu, e Simeão veio a ela, e ela lhe deu Saul.

4 E Judá foi naquele tempo a Adulam, e ele veio a um homem de Adulam, e seu nome era Hirah, e Judá viu lá a filha de um homem de Canaã, e seu nome era Aliyath, a filha de Shua, e ele Levou-a e aproximou-se dela, e Aliyath deu a Judá, Er, Onã e Siló; três filhos.

5 E Levi e Issacar foram para a terra do leste, e tomaram para si para as esposas as filhas de Jobab, filho de Yoktan, filho de Eber; e Jobabe, filho de Yoktã, teve duas filhas; o nome do mais velho era Adina, e o nome do mais novo era Arida.

6 E Levi tomou a Adina, e Issacar levou Aridá, e vieram para a terra de Canaã, casa de seu pai; e Adina deu a Levi, a Gérson, a Queda e a Merari; três filhos.

7 E Arida deu a Issacar a Tola, a Puva, a Jó e a Sigron, quatro filhos; e Dã foi para a terra dos moabitas e tomou por esposa a Aflalete, filha de Chamudã, o moabita, e ele a levou à terra de Canaã.

8 E Afalaleth era estéril, ela não teve descendentes, e Deus depois se lembrou de Aphlaleth, a esposa de Dan, e ela concebeu e deu à luz um filho, e ela chamou o seu nome Chushim.

9 Gade e Naftali foram a Harã e tomaram dali as filhas de Amuram, filho de Uz, filho de Nahor, como esposas.

10 E estes são os nomes das filhas de Amuram; o nome do mais velho era Merimah e o nome do mais jovem Uzith; Naftali tomou a Merima, e Gade tomou a Uzith; e os trouxe para a terra de Canaã, para a casa de seu pai.

11 E Merima deu a Naftali a Yachzeel, Guni, Jazer e Shalem, quatro filhos; e Uzith deu a Gad Zephion, Chagi, Shuni, Ezbon, Eri, Arodi e Arali, sete filhos.

12 E Asher saiu e tomou Adon, a filha de Aflal, filho de Hadad, filho de Ismael, por mulher, e ele a levou para a terra de Canaã.

13 E Adon, a esposa de Asher, morreu naqueles dias; não teve descendência; e foi depois da morte de Adon que Aser foi para o outro lado do rio e tomou por mulher Holá, filha de Abimael, filho de Eber, filho de Sem.

14 E a moça era de aparência formosa e mulher de bom senso, e ela fora mulher de Malquiel, filho de Elão, filho de Sem.

15 E Hadurah deu uma filha a Malkiel, e ele chamou seu nome Serach, e Malkiel morreu depois disso, e Hadurah foi e permaneceu na casa de seu pai.

16 E depois da morte da esposa em Asher, ele foi e tomou Huredh para uma esposa, e trouxe para a terra de Canaã, e Serach sua filha também ele trouxe com eles, e ela tinha três anos de idade, e a moça foi trazida na casa de Jacob.

17 E a moça era de aparência graciosa, e ela foi pelos caminhos santificados dos filhos de Jacó; ela não tinha nada e o Senhor lhe deu sabedoria e compreensão.

18 E Haquás, mulher de Aser, concebeu e deu-lhe Yinnah, Yishvá, Yishvi e Beriah; quatro filhos.

19 Então Zebulom foi a Midiã, e tomou por mulher a Merisha, filha de Molad, filho de Abida, filho de Midiã, e a trouxe à terra de Canaã.

20 E Merusá deu a Zebulom Sered, Elon e Yachleel; três filhos.

21 Então Jacó mandou a Arã, filho de Zobá, filho de Tera, e tomou por Benjamim Mecalia, filho de Arã; e ela veio para a terra de Canaã, à casa de Jacó; e Benjamin tinha dez anos quando tomou a Mechalia, filha de Aram, como esposa.

22 E Mecalia concebeu e deu a Benjamim Bela, Becher, Ashbel, Gera e Naaman, cinco filhos; e Benjamim foi mais tarde e tomou por mulher Aribate, filha de Shomron, filho de Abraão, além de sua primeira mulher, e ele tinha dezoito anos de idade; Aribat deu a Benjamim Achi, Vosh, Mupim, Chupim e Ord. cinco filhos.

23 E naqueles dias Judá foi à casa de Sem e tomou Tamar, filha de Elão, filho de Sem, por mulher para seu primogênito Er.

24 E Er chegou a sua esposa Tamar, e ela se tornou sua esposa, e quando ele veio a ela, ele destruiu sua descendência, e sua obra era ruim aos olhos do Senhor, e o Senhor o matou.

25 E foi depois da morte de Er, primogênito de Judá, que Judá disse a Onã: vá à mulher de teu irmão e case-se com ela como parente mais próximo, e levante a semente para teu irmão.

26 E Onan tomou Tamar por uma mulher e ele veio a ela, e Onan também gostou da obra de seu irmão, e sua obra era perniciosa aos olhos do Senhor, e ele mesmo o matou.

27 E quando Onan morreu, Judá disse a Tamar: Permaneça na casa de teu pai até que meu filho Shiloh cresça, e Judá não tenha mais prazer em Tamar, para dar a Shiloh, pois ele disse, porventura ele também morrerá como seus irmãos.

28 Tamar levantou-se e foi e ficou na casa de seu pai, e Tamar ficou na casa de seu pai por algum tempo.

29 E na revolução do ano, Aliyath, a esposa de Judá, morreu; e Judá foi consolado pela sua mulher, e depois da morte de Aliada, Judá subiu com o seu amigo Hira, a Timna, a tosquiar as suas ovelhas.

30 Tamar ouviu que Judá havia subido a Timna, para tosquiar as ovelhas, e que Siló havia crescido, e Judá não se agradou dela.

31 Tamar levantou-se e tirou as vestes de sua viuvez, e ela colocou um véu sobre ela, e ela cobriu-se inteiramente, e ela foi e sentou-se na via pública, que está no caminho de Timnah.

32 E Judá passou e a viu, e tomou-a, e ele veio a ela, e ela concebeu por ele, e no momento de ser entregue, eis que havia gêmeos em seu ventre, e ele chamou o nome do primeiro Perez, e o nome do segundo Zarah.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher