Capítulo 57

Livro de Jasar
Livro de Jasar, Capítulo 57

1 E foi depois disto que os filhos de Esaú travaram guerra com os filhos de Jacó, e os filhos de Esaú lutaram com os filhos de Jacó em Hebrom, e Esaú ainda estava morto e não sepultado.

2 E a batalha estava pesada entre eles, e os filhos de Esaú foram mortos diante dos filhos de Jacó, e os filhos de Jacó mataram dos filhos de Esaú oitenta homens, e ninguém morreu do povo dos filhos de Jacó; e a mão de José prevalecia sobre todo o povo dos filhos de Esaú; e tomou a Zepho, filho de Elifaz, filho de Esaú, e cinqüenta de seus homens cativos, e os atou com correntes de ferro, e os deu nas mãos de seus servos para trazê-los ao Egito.

3 E sucedeu que, quando os filhos de Jacó levaram cativos a Zepho e seu povo, todos os que ficaram tiveram muito medo da vida deles, da casa de Esaú, para que também não fossem levados cativos, e todos fugiram com Elifaz, o filho de Esaú e seu povo, com o corpo de Esaú, e eles seguiram seu caminho para o Monte Seir.

4 E chegaram ao monte Seir, e enterraram Esaú em Seir, mas não trouxeram a cabeça deles para Seir, pois estava enterrado naquele lugar onde estivera a batalha em Hebron.

5 E sucedeu que, quando os filhos de Esaú fugiram de diante dos filhos de Jacó, os filhos de Jacó os perseguiram até as fronteiras de Seir, mas não mataram um só homem dentre eles quando os perseguiram, por causa de Esaú O corpo que eles carregavam com eles excitou sua confusão, então eles fugiram e os filhos de Jacó se afastaram deles e foram para o lugar onde seus irmãos estavam em Hebron, e eles permaneceram lá naquele dia, e no dia seguinte até que eles descansou da batalha.

6 E aconteceu que no terceiro dia eles reuniram todos os filhos de Seir, o horeu, e eles reuniram todos os filhos do oriente, uma multidão de pessoas como a areia do mar, e eles foram e desceram ao Egito para luta com José e seus irmãos, a fim de libertar seus irmãos.

7 E José e todos os filhos de Jacó ouviram que os filhos de Esaú e os filhos do oriente haviam vindo sobre eles para a batalha, a fim de libertarem seus irmãos.

8 E José e seus irmãos e os homens fortes do Egito saíram e combateram na cidade de Ramessés, e José e seus irmãos fizeram um tremendo golpe entre os filhos de Esaú e os do oriente.

9 E mataram deles seiscentos mil homens, e dentre eles mataram todos os homens poderosos dos filhos de Seir, o horeu; restaram apenas alguns deles, e também mataram muitos dos filhos do oriente e dos filhos de Esaú; e Elifaz, filho de Esaú, e os filhos do oriente fugiram diante de José e seus irmãos.

10 E José e seus irmãos os perseguiram até que chegaram a Sucote, e deles mataram trinta homens, e os outros fugiram, e fugiram para a sua cidade.

11 E José e seus irmãos e os poderosos do Egito se afastaram deles com alegria e alegria de coração, porque haviam ferido todos os seus inimigos.

12 E Zepho, filho de Ulifaz e seus homens ainda eram escravos no Egito para os filhos de Jacó, e suas dores aumentaram.

13 E quando os filhos de Esaú e os filhos de Seir voltaram para sua terra, os filhos de Seir viram que todos eles haviam caído nas mãos dos filhos de Jacó, e o povo do Egito, por causa da batalha dos filhos. de Esaú.

14 E os filhos de Seir disseram aos filhos de Esaú: Você tem visto e, portanto, você sabe que este acampamento foi por sua conta, e não um homem forte ou um adepto da guerra permanece.

15 Agora, pois, sai da nossa terra, vai de nós para a terra de Canaã, para a terra de morada de vossos pais; Por que seus filhos herdarão os efeitos de nossos filhos nos últimos dias?

16 E os filhos de Esaú não ouviram os filhos de Seir, e os filhos de Seir consideraram guerrear com eles.

17 E os filhos de Esaú enviaram secretamente a Angeas, rei da África, o mesmo é Dinhabah, dizendo:

18 Envia-nos alguns dos teus homens, e vem eles a nós, e lutaremos juntamente com os filhos de Seir, o horee, porque eles resolveram lutar conosco para nos expulsar da terra.

19 E Angeas, rei de Dinabá, o fez, pois era naqueles dias amigo dos filhos de Esaú, e Angeas enviava quinhentos de valente infantaria para os filhos de Esaú e oitocentos cavaleiros.

20 E os filhos de Seir enviaram aos filhos do oriente e aos filhos de Midiã, dizendo: Vós vistes o que os filhos de Esaú fizeram a nós, por cuja conta quase todos somos destruídos, na batalha deles com os filhos. de Jacob.

21 Agora, pois, vem a nós e ajuda-nos, e nós os combateremos juntos, e nós os expulsaremos da terra e seremos vingados da causa de nossos irmãos que morreram por causa deles em sua batalha com seus irmãos, os filhos de Jacó.

22 E todos os filhos do oriente ouviram os filhos de Seir, e chegaram-se a eles cerca de oitocentos homens com espadas desembainhadas, e os filhos de Esaú lutaram com os filhos de Seir naquele tempo no deserto de Paran.

23 E os filhos de Seir prevaleceram sobre os filhos de Esaú, e os filhos de Seir mataram naquele dia os filhos de Esaú naquela batalha cerca de duzentos homens do povo de Angeas, rei de Dinhabah.

24 E no segundo dia os filhos de Esaú voltaram a lutar pela segunda vez com os filhos de Seir, e a batalha foi dolorosa contra os filhos de Esaú esta segunda vez, e isso os incomodou grandemente por causa dos filhos de Seir.

25 Vendo os filhos de Esaú que os filhos de Seir eram mais poderosos do que eles, alguns dos filhos de Esaú se converteram e ajudaram os filhos de Seir, seus inimigos.

26 E caíram ainda do povo dos filhos de Esaú, na segunda batalha, cinquenta e oito homens do povo em Angeas, rei de Dinhaba.

27 E no terceiro dia os filhos de Esaú ouviram que alguns dos seus irmãos haviam se retirado deles para lutar contra eles na segunda batalha; e os filhos de Esaú choraram quando ouviram isto.

28 E eles disseram: O que faremos a nossos irmãos que se afastaram de nós para ajudar os filhos de Seir, nossos inimigos? e os filhos de Esaú novamente mandaram a Angeas, rei de Dinhabah, dizendo:

29 Envie-nos novamente outros homens que com eles possamos lutar com os filhos de Seir, pois eles já foram duas vezes mais pesados ​​do que nós.

30 E Angeas novamente enviou para os filhos de Esaú cerca de seiscentos homens valentes, e eles vieram para ajudar os filhos de Esaú.

31 E em dez dias os filhos de Esaú novamente travaram guerra com os filhos de Seir no deserto de Parã, e a batalha foi muito severa contra os filhos de Seir, e os filhos de Esaú prevaleceram neste tempo sobre os filhos de Seir. Seir e os filhos de Seir foram feridos perante os filhos de Esaú, e os filhos de Esaú mataram deles cerca de dois mil homens.

32 E todos os homens poderosos dos filhos de Seir morreram nesta batalha, e só restaram seus filhos pequenos que foram deixados em suas cidades.

33 E todos os midianitas e os filhos do oriente se retiraram da batalha, e deixaram os filhos de Seir e fugiram quando viram que a batalha era severa sobre eles, e os filhos de Esaú perseguiram todos os filhos do oriente até que eles chegaram a sua terra.

34 E os filhos de Esaú mataram ainda deles cerca de duzentos e cinquenta homens e do meio do povo dos filhos de Esaú caíram naquela batalha cerca de trinta homens, mas este mal veio sobre eles através de seus irmãos que se afastaram deles para ajudar as crianças de Seir, o horeu, e os filhos de Esaú novamente ouviram falar das más ações de seus irmãos, e novamente lamentaram por causa disso.

35 E sucedeu depois da batalha que os filhos de Esaú se converteram e voltaram para casa a Seir, e os filhos de Esaú mataram os que haviam ficado na terra dos filhos de Seir; e mataram também as mulheres e os pequeninos, não deixaram nenhuma alma viva senão cinquenta jovens e donzelas, que eles tiveram de viver, e os filhos de Esaú não os mataram, e os moços tornaram-se seus escravos, e as moças, levou para as esposas.

36 E os filhos de Esaú habitaram em Seir no lugar dos filhos de Seir, e eles herdaram suas terras e tomaram posse dela.

37 E os filhos de Esaú tomaram todos os que pertenciam à terra aos filhos de Seir, também os seus rebanhos, seus novilhos e seus bens, e todos pertencentes aos filhos de Seir, os filhos de Esaú tomaram, e os filhos de Esaú habitaram em Seir, no lugar dos filhos de Seir, até o dia de hoje, e os filhos de Esaú dividiram a terra em divisões para os cinco filhos de Esaú, segundo as suas famílias.

38 E aconteceu naqueles dias que os filhos de Esaú resolveram coroar um rei sobre eles na terra de que foram possuídos. E eles disseram uns aos outros: Não é assim, porque ele reinará sobre nós em nossa terra, e nós estaremos sob o seu conselho e ele deve lutar nossas batalhas, contra os nossos inimigos, e eles fizeram isso.

39 E todos os filhos de Esaú juraram, dizendo: Nenhum de seus irmãos deve reinar sobre eles, mas um homem estranho que não é de seus irmãos, porque as almas de todos os filhos de Esaú foram amarguradas cada um contra seu filho, irmão e amigo, por causa do mal que eles sofreram de seus irmãos quando eles lutaram com os filhos de Seir.

40 Por isso os filhos de Esaú juraram, dizendo: Daquele dia em diante eles não escolheriam um rei de seus irmãos, mas um de uma terra estranha até o dia de hoje.

41 E havia um homem lá do povo de Angeas, rei de Dinhabah; Seu nome era Bela, o filho de Beor, que era um homem muito valente, belo e atraente e sábio em toda a sabedoria, e um homem de bom senso e conselho; e não havia nenhum dos povos de Angeas como ele.

42 E todos os filhos de Esaú tomaram-no e ungiram-no e coroaram-no como rei, e inclinaram-se para ele, e disseram-lhe: Que o rei viva, que o rei viva.

43 E estenderam o lençol, e trouxeram-lhe a cada homem brincos de ouro e prata ou anéis ou pulseiras, e o fizeram muito rico em prata e em ouro, em pedras de ônix e bdélio, e fizeram dele um trono real, e eles colocaram uma coroa real sobre sua cabeça, e construíram um palácio para ele e ele habitou nele, e ele se tornou rei sobre todos os filhos de Esaú.

44 E o povo de Angeas tomou seu aluguel para a batalha dos filhos de Esaú, e eles foram e voltaram naquele tempo para seu mestre em Dinhabah.

45 E Bela reinou sobre os filhos de Esaú trinta anos, e os filhos de Esaú habitaram na terra em vez dos filhos de Seir, e eles habitaram seguros em seu lugar até o dia de hoje.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher