Capítulo 89

Livro de Jasar
Livro de Jasar, capítulo 89

1 Então falava Josué este cântico, no dia em que o Senhor entregou os amorreus na mão de Josué e dos filhos de Israel, e disse aos olhos de todo o Israel:

2 Fizeste coisas grandiosas Senhor, fizeste grandes feitos; quem é semelhante a ti? os meus lábios cantarão ao teu nome.

3 A minha bondade e a minha fortaleza, a minha alta torre, cantarei uma nova canção para ti, com ação de graças cantarei a ti, tu és a força da minha salvação.

4 Todos os reis da terra te louvarão, os príncipes do mundo cantarão a ti, os filhos de Israel se regozijarão na tua salvação, eles cantarão e louvarão o teu poder.

5 A ti, ó Senhor, nós confiamos; Dissemos que és nosso Deus, pois foste nosso abrigo e forte torre contra nossos inimigos.

6 A ti choramos e não nos envergonhamos, em ti confiamos e fomos libertos; quando clamamos a ti, ouves a nossa voz, livraste-nos da espada, e nos mostrou a tua graça; deste-nos a tua salvação; regozijou-se o nosso coração com a tua força.

7 Saístes para a nossa salvação; com o teu braço remiste o teu povo; tu nos respondeste dos céus da tua santidade, tu nos salvaste de dez milhares de pessoas.

8 O sol e a lua pararam no céu, e tu permaneceu na tua ira contra os nossos opressores e comandaste os teus juízos sobre eles.

9 Todos os príncipes da terra se levantaram, os reis das nações se ajuntaram, não foram movidos na tua presença, eles desejaram as tuas batalhas.

10 Tu te levantavas contra eles na tua ira, e fizeste cair o teu furor sobre eles; tu destruí-los em tua ira, e cortá-los no teu coração.

11 As nações se consumiram da tua fúria, os reinos decaíram por causa da tua ira, e feriste os reis no dia da tua ira.

12 Derramaste o teu furor sobre eles, a tua ira irada tomou conta deles; tu voltaste a sua iniquidade sobre eles e os cortaste na sua maldade.

13 Eles espalharam uma armadilha, caíram nela, na rede que esconderam, seus pés foram apanhados.

14 A tua mão estava pronta para todos os teus inimigos, que disseram: Pela sua espada, possuíram a terra, pelo seu braço habitaram na cidade; tu encheste os seus rostos de vergonha, trouxe os seus chifres até ao chão, aterrorizou-os no teu furor e os destruiu na tua ira.

15 A terra tremeu e tremeu ao som da tua tormenta sobre eles; não retiveste da morte as almas deles, e entregaste a sua vida à sepultura 16 Tu os perseguiste na tua tempestade, tu os consumiste no teu redemoinho, tu transformaste a chuva deles em granizo, eles caíram em poços profundos para que não pudessem subir.

17 Os seus cadáveres eram como lixo lançado no meio das ruas.

18 Foram consumidos e destruídos na tua ira; salvaste o teu povo com o teu poder.

19 Pelo que os nossos corações se alegram em ti, as nossas almas exaltam na tua salvação.

20 As nossas línguas relatarão o teu poder, cantaremos e louvaremos as tuas obras maravilhosas.

21 Porque tu nos salvaste de nossos inimigos, tu nos livraste daqueles que se levantaram contra nós, tu os destruíste de diante de nós e os deprimiu debaixo de nossos pés.

22 Assim perecerão todos os teus inimigos, ó Senhor, e os ímpios serão como a palha dirigida pelo vento, e os teus amados serão como as árvores plantadas junto às águas.

23 Então Josué e todo o Israel com ele voltaram para o acampamento em Gilgal, depois de terem ferido todos os reis, para que nenhum remanescente fosse deixado deles.

24 E os cinco reis fugiram sozinhos a pé da batalha, e se esconderam em uma caverna, e Josué procurou por eles no campo de batalha, e não os encontrou.

25 E depois disso foi dito a Josué, dizendo: Os reis são encontrados e eis que estão escondidos em uma caverna.

26 E disse Josué: Designe homens para que estejam na boca da caverna, para guardá-los, para que não se retirem; e os filhos de Israel fizeram assim.

27 Então Josué chamou a todo o Israel, e disse aos oficiais da guerra: Coloca os vossos pés sobre o pescoço destes reis, e disse Josué: Assim fará o Senhor a todos os vossos inimigos.

28 E Josué ordenou depois que eles deveriam matar os reis e lançá-los na caverna, e colocar grandes pedras na boca da caverna.

29 E Josué foi depois com todas as pessoas que estavam com ele naquele dia para Makkedah, e ele feriu-o com o fio da espada.

30 E ele destruiu totalmente as almas e todos os que pertenciam à cidade, e ele fez ao rei e seu povo como havia feito a Jericó.

31 E ele passou de lá para Libnah e ele lutou contra isto, e o Senhor entregou na sua mão, e Josué o feriu ao fio da espada, e todas as suas almas, e ele fez a isto e ao seu rei como ele havia feito a Jericó

32 E dali passou a Laquis para lutar contra ela; e Horão, rei de Gaza, subiu para ajudar os homens de Laquis; e Josué o feriu a ele ea seu povo, até que dele não coube.

33 E tomou Josué a Laquis e todo o seu povo, e ele fez como a Libna.

34 E Josué passou de lá para Eglom, e ele também levou isso, e ele feriu-o e todo o seu povo ao fio da espada.

35 E de lá ele passou para Hebron e lutou contra ele e tomou-o e destruiu-o, e ele voltou de lá com todo o Israel para Debir e lutou contra ele e feriu-o com o fio da espada.

36 E ele destruiu toda alma nele, ele não deixou nenhum remanescente, e ele fez a ele e ao seu rei como ele tinha feito a Jericó

37 E Josué feriu todos os reis dos amorreus de Cades-Barnéia a Azah, e ele tomou seu país de uma vez, pois o Senhor havia lutado por Israel.

38 E Josué com todo o Israel foi ao acampamento para Gilgal.

39 Naquele tempo Jabim, rei de Chazor, ouviu tudo o que Josué fizera aos reis dos amorreus; Jabim enviou a Jobat, rei de Midiã, e a Labão, rei de Sinrom, a Jefal, rei de Achshaph, ea todos os reis da cidade. Dizendo os amorreus:

40 Vem depressa a nós e ajuda-nos a ferir os filhos de Israel, antes que eles nos ataquem e façam a nós como fizeram aos outros reis dos amorreus.

41 E todos estes reis ouviram as palavras de Jabim, rei de Chazor, e saíram com todos os seus acampamentos, dezessete reis, e seu povo era tão numeroso quanto a areia na praia do mar, junto com cavalos e carros inumeráveis, e eles vieram e acamparam junto às águas de Merom, e eles foram reunidos para lutar contra Israel.

42 E o Senhor disse a Josué: Não os temas, porque amanhã a esta hora os entregarei todos mortos diante de ti; tu farais os cavalos deles e queimar os seus carros no fogo.

43 E Josué com todos os homens de guerra subiu sobre eles e os feriu, e caíram em suas mãos, pois o Senhor os entregou nas mãos dos filhos de Israel.

44 Assim os filhos de Israel perseguiram todos estes reis com os seus acampamentos, e os feriram até que não sobrou nenhum deles, e Josué lhes fez como o Senhor lhe falara.

45 E Josué retornou naquele tempo a Chazor e feriu-o com a espada e destruiu cada alma nele e queimou-o com fogo, e de Chazor, Josué passou a Shimron e feriu-o e destruiu-o completamente.

46 De lá ele passou para Achshaph e ele fez isso como havia feito a Shimron.

47 De lá ele passou para Adulam e feriu todas as pessoas nele, e ele fez para Adulam como tinha feito a Achshaph e a Shimron.

48 E ele passou deles para todas as cidades dos reis que ele tinha ferido, e feriu a todo o povo que restara deles e ele os destruiu totalmente.

49 Apenas o seu saque e gado, os israelitas, tomaram para si como presa, mas todo ser humano que eles feriram, eles não sofreram uma alma para viver.

50 Como o Senhor ordenara a Moisés, assim como Josué e todo o Israel, eles falharam em nada.

51 Assim Josué e todos os filhos de Israel feriram toda a terra de Canaã como o Senhor lhes havia ordenado, e feriram a todos os seus reis, sendo trinta e um reis, e os filhos de Israel tomaram a sua terra inteira.

52 Além dos reinos de Siom e de Ogue, que estão do outro lado do Jordão, dos quais Moisés feriu muitas cidades, e Moisés as deu aos rubenitas e gaditas e à meia tribo de Manassés.

53 E feriu Josué todos os reis que estavam a leste do Jordão, e os deu por herança às nove tribos e à meia tribo de Israel.

54 Por cinco anos Josué continuou a guerra com esses reis e deu suas cidades aos israelitas, e a terra ficou tranqüila durante as batalhas dos amorreus e dos cananeus.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher