Capítulo 29

Livro de Jasar
Livro de Jasar, capítulo 29

1 E Isaque, filho de Abraão, tornou-se velho e avançado em dias, e seus olhos se tornaram pesados ​​pela idade; eles estavam escuros e não podiam ver.

2 Naquele tempo Isaque chamou a Esaú seu filho, dizendo: "Ora, te faças arrepiar as tuas armas, as tuas aljezias e o teu arco; saiam para o campo e me tragam carne de veado e me façam carne saborosa e tragam para mim" para que eu possa comer para que eu te abençoe antes da minha morte, pois agora me tornei velho e grisalho.

3 E Esaú fez isso; e ele pegou sua arma e saiu para o campo para caçar veado, como sempre, para trazer a seu pai como ele havia ordenado, para que ele pudesse abençoá-lo.

4 E Rebeca ouviu todas as palavras que Isaque havia dito a Esaú, e ela apressou-se e chamou seu filho Jacó, dizendo: Assim teu pai falou a teu irmão Esaú, e assim ouço, agora agora apressas tu e fazes o que eu te dirá.

5 Levanta-te, vai para o rebanho, traze-me dois lindos cabritos, e tomarei a carne saborosa do teu pai, e trarás a comida saborosa que ele pode comer, diante do teu irmão. vem da perseguição, para que teu pai te abençoe.

6 E Jacó apressou-se e fez como sua mãe lhe ordenara, e ele fez a carne saborosa e a trouxe diante de seu pai antes de Esaú ter vindo de sua perseguição.

7 E disse Isaque a Jacó: Quem és, meu filho? E ele disse: Eu sou o teu primogênito Esaú, fiz como me ordenaste, ora agora, levanta-te, e come de minha caça, a fim de que tua alma me abençoe como tu falaste para mim.

8 E Isaque levantou-se e ele comeu e ele bebeu, e seu coração foi consolado, e ele abençoou Jacó e Jacó foi embora de seu pai; e assim que Isaque abençoou Jacó e ele se foi, eis que Esaú saiu da sua caça do campo, e também fez carne saborosa e a trouxe a seu pai para comê-lo e abençoá-lo.

9 E disse Isaque a Esaú: E quem foi ele que levou a ovelha e trouxe-me antes que viesses e a quem abençoei? E Esaú sabia que seu irmão Jacó havia feito isso, e a ira de Esaú se acendeu contra seu irmão Jacó, que ele havia agido assim para com ele.

10 E Esaú disse: Ele não é justamente chamado Jacó? porque ele me suplantou duas vezes, ele tirou meu direito de primogenitura e agora ele tirou minha bênção; e Esaú chorou muito; e quando Isaque ouviu a voz de seu filho Esaú chorando, Isaac disse a Esaú: O que posso fazer, meu filho, teu irmão, veio com sutileza e tirou tua bênção; e Esaú odiou seu irmão Jacó por causa da bênção que seu pai lhe dera, e sua ira foi grandemente despertada contra ele.

11 E Jacó teve muito medo de seu irmão Esaú, e ele se levantou e fugiu para a casa de Éber, filho de Sem, e ele se escondeu lá por causa de seu irmão, e Jacó tinha sessenta e três anos de idade quando foi saiu da terra de Canaã de Hebron, e Jacó foi escondido na casa de Eber quatorze anos por causa de seu irmão Esaú, e lá continuou a aprender os caminhos do Senhor e seus mandamentos.

12 E quando Esaú viu que Jacó havia fugido e escapara dele, e que Jacó obtinha astuciosamente a bênção, Esaú sofreu muito, e ficou também vexado de pai e mãe; e ele também levantou-se e tomou a sua mulher e foi-se embora de seu pai e mãe para a terra de Seir, e ele habitou lá; e Esaú viu ali uma mulher dentre as filhas de Hete cujo nome era Bosmate, a filha de Elon, o hitita, e ele a tomou como esposa além de sua primeira esposa, e Esaú chamou seu nome Ada, dizendo que a bênção tinha em esse tempo passou dele.

13 E Esaú habitou na terra de Seir seis meses sem ver seu pai e mãe, e depois Esaú tomou suas mulheres e levantou-se e voltou para a terra de Canaã, e Esaú colocou suas duas esposas na casa de seu pai em Hebron.

14 E as mulheres de Esaú se irritaram e provocaram Isaque e Rebeca com suas obras, pois não andaram nos caminhos do Senhor, mas serviram aos deuses de madeira e pedra de seu pai como seu pai lhes ensinara, e eram mais iníquos que seus pai.

15 E foram conforme os maus desejos do seu coração, e sacrificaram e queimaram incenso aos baalins, e Isaque e Rebeca se cansaram deles.

16 E Rebeca disse: Estou cansado da minha vida por causa das filhas de Hete; se Jacó tomar mulher das filhas de Hete, como estas que são das filhas da terra, que bem me será a vida?

17 E naqueles dias Ada, mulher de Esaú, concebeu e deu a ele um filho, e Esaú chamou o nome do filho que lhe nascera Elifaz, e Esaú tinha sessenta e cinco anos de idade quando ela o deu à luz.

18 E Ismael, filho de Abraão, morreu naqueles dias, no sexagésimo quarto ano da vida de Jacó, e todos os dias que Ismael viveu foram cento e trinta e sete anos e ele morreu.

19 E quando Isaque ouviu dizer que Ismael havia morrido, lamentou-se por ele, e Isaac lamentou-se por ele durante muitos dias.

20 E no final dos quatorze anos de Jacó, que residia na casa de Eber, Jacó desejou ver seu pai e sua mãe, e Jacó chegou à casa de seu pai e sua mãe para Hebron, e Esaú havia esquecido naqueles dias o que Jacó tinha feito a ele em ter tomado a bênção dele naqueles dias.

21 E quando Esaú viu Jacó, vindo a seu pai e sua mãe, lembrou-se do que Jacó tinha feito a ele, e ele ficou muito irado contra ele e ele procurou matá-lo.

22 E Isaque, filho de Abraão, era velho e avançado em dias, e Esaú disse: Agora está próximo o tempo de meu pai que ele deve morrer, e quando ele morrer, matarei meu irmão Jacó.

23 E isto foi dito a Rebecca, e ela apressou-se e mandou chamar a Jacó seu filho, e ela lhe disse: Levanta-te, vai e foge para Haran para meu irmão Labão, e permanece lá por algum tempo, até que a ira de teu irmão seja virei de ti e então voltarás.

24 E Isaque chamou a Jacó e disse-lhe: Não tome mulher das filhas de Canaã, pois assim nosso pai Abraão nos ordenou de acordo com a palavra do Senhor que ele ordenara, dizendo: “A tua semente darei esta terra; se teus filhos guardarem o convênio que fiz contigo, então também farei aos teus filhos aquilo que te falei, e não os desampararei.

25 Agora, pois, meu filho ouve a minha voz a todos os que eu te ordenar, e abstenha-se de tomar uma esposa dentre as filhas de Canaã; Levanta-te para Harã, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma para ti uma mulher dali das filhas de Labão, irmão de tua mãe.

26 Vede, pois, que não te esqueças do Senhor teu Deus e de todos os seus caminhos na terra a que vais, e te conectas com o povo da terra, persegue a vaidade e abandona o Senhor teu Deus.

27 Quando, pois, vieres à terra servir o Senhor, não voltes para a direita ou para a esquerda, do caminho que te ordenei e que aprendeste.

28 E o Deus Todo-Poderoso te conceda favor aos olhos do povo da terra, para que possas tomar lá uma esposa segundo tua escolha; aquele que é bom e reto nos caminhos do Senhor.

29 E que Deus dê a ti e tua semente a bênção de teu pai Abraão, e te torne frutífera e te multiplique, e sejas uma multidão de pessoas na terra aonde vais, e que Deus te faça retornar a esta terra. a terra da casa de teu pai, com filhos e com grandes riquezas, com alegria e prazer.

30 E Isaque acabou de mandar a Jacó e abençoá-lo, e deu-lhe muitos presentes, juntamente com prata e ouro, e ele o mandou embora; e Jacó deu ouvidos a seu pai e mãe; ele os beijou e levantou-se e foi para Padã-Arã; e Jacó tinha setenta e sete anos quando saiu da terra de Canaã, de Berseba.

31 E quando Jacó partiu para ir a Harã, Esaú chamou a Elifaz seu filho, e secretamente falou com ele, dizendo: Agora, apressai-te, toma a tua espada na mão e segue a Jacó, e à sua frente passa pela estrada, e espreita por ele. e mata-o com tua espada em um dos montes, e toma todos os que pertencem a ele e volta.

32 E Elifaz, filho de Esaú, era um homem ativo e perito no arco, como seu pai lhe ensinara, e ele era um notável caçador no campo e homem valente.

33 E Elifaz fez como seu pai tinha ordenado, e Elifaz tinha então treze anos de idade, e Elifaz levantou-se e foi e levou dez dos irmãos de sua mãe com ele e perseguiu Jacó.

34 E ele seguiu de perto Jacó, e ele espreitou por ele na fronteira da terra de Canaã, em frente à cidade de Siquém.

35 E Jacó viu Elifaz e seus homens perseguindo-o, e Jacó parou no lugar para onde ia, a fim de saber o que era isto, pois ele não o sabia; Elifaz desembainhou a espada e foi avançando, ele e os seus homens em direção a Jacó; e Jacó disse-lhes: O que fazer com você, que você veio aqui, e o que significa que você prossegue com suas espadas.

36 E Ulifaz chegou perto de Jacó e ele respondeu e disse-lhe: Assim meu pai me comanda, e agora, portanto, eu não vou desviar das ordens que meu pai me deu; e quando Jacó viu que Esaú tinha falado com Elifaz para empregar a força, Jacó então se aproximou e suplicou Elifaz e seus homens, dizendo-lhe:

37 Eis que tudo quanto eu tenho e que meu pai e minha mãe me deram, que toma para ti e vai de mim, e não me mata, e que isso possa ser considerado para ti uma retidão.

38 E o Senhor fez com que Jacó achasse graça aos olhos de Elifaz, filho de Esaú, e dos seus homens, e ouviram a voz de Jacó, e não o entregaram à morte, e Elifaz e seus homens tomaram todos os que pertenciam a Jacó junto com a prata e o ouro que trouxera de Berseba; eles não lhe deixaram nada.

39 E Elifaz e seus homens se afastaram dele e voltaram para Esaú até Berseba, e disseram-lhe tudo o que lhes havia ocorrido com Jacó, e deram-lhe tudo o que tinham tomado de Jacó.

40 E Esaú se indignou com Elifaz, seu filho, e com seus homens que estavam com ele, porque não haviam matado Jacó.

41 E eles responderam e disseram a Esaú: Porque Jacó suplicou-nos nesta questão para não matá-lo, nossa piedade foi excitada em direção a ele, e tomamos todos pertencentes a ele e trouxe-o para ti; e Esaú tomou toda a prata e ouro que Elifaz tirara de Jacó e os pôs em sua casa.

42 Naquele tempo, quando Esaú viu que Isaque havia abençoado Jacó e lhe ordenara, dizendo: Não tomarás mulher entre as filhas de Canaã, e que as filhas de Canaã seriam más aos olhos de Isaque e Rebeca,

43 Então ele foi para a casa de Ismael, seu tio, e, além de suas esposas mais velhas, tomou por mulher Machlate, filha de Ismael, irmã de Nebayote.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher