Capítulo 30

Livro de Jasar
Livro de Jasar, Capítulo 30

1 E Jacó saiu, continuando seu caminho para Harã, e chegou até o monte Moriá, e permaneceu ali a noite toda, perto da cidade da Luz; e o Senhor apareceu ali a Jacó naquela noite e disse-lhe: Eu sou o Senhor Deus de Abraão e o Deus de Isaque teu pai; a terra em que estás eu te darei e tua semente.

2 E eis que eu estou contigo e te guardarei onde quer que fores, e multiplicarei a tua semente como as estrelas do céu, e farei com que todos os teus inimigos caiam diante de ti; e quando eles fizerem guerra contigo, não prevalecerão sobre ti, e te trarei a esta terra com alegria, com filhos e com grandes riquezas.

3 E Jacó despertou de seu sono e alegrou-se grandemente com a visão que tinha visto; e ele chamou o nome daquele lugar de Betel.

4 E Jacó levantou-se daquele lugar bastante alegrado, e quando ele andou seus pés sentiu a luz para ele de alegria, e ele foi de lá para a terra dos filhos do Oriente, e ele voltou para Haran e ele colocou ao lado do pastor bem.

5 E lá encontrou alguns homens; indo de Harã para alimentar os seus rebanhos, e Jacó os investigou, e disseram: Nós somos de Harã.

6 E ele lhes disse: Conheces a Labão, filho de Naor? e eles disseram: Nós o conhecemos, e eis que sua filha Raquel vem para alimentar o rebanho de seu pai.

7 Enquanto ele ainda falava com eles, Raquel, filha de Labão, veio para alimentar as ovelhas de seu pai, pois ela era pastora.

8 E quando Jacó viu Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, ele correu e beijou-a, e levantou a sua voz e chorou.

9 E Jacó disse a Raquel que ele era filho de Rebeca, a irmã de seu pai, e Raquel correu e contou a seu pai, e Jacó continuou a clamar porque nada tinha com ele para trazer à casa de Labão.

10 E quando Labão ouviu que o filho de sua irmã Jacó tinha chegado, ele correu e beijou-o e abraçou-o e trouxe-o para a casa e deu-lhe pão, e ele comeu.

11 E Jacó relatou a Labão o que seu irmão Esaú fizera a ele, e o que seu filho Elifaz lhe fizera na estrada.

12 E Jacó residiu na casa de Labão por um mês, e Jacó comeu e bebeu na casa de Labão, e depois Laban disse a Jacó: Diga-me qual será o teu salário, pois como podes servir-me por nada?

13 E Labão não teve filhos, mas apenas filhas, e suas outras esposas e servas ainda eram estéreis naqueles dias; e estes são os nomes das filhas de Labão que sua esposa Adina lhe deu; o nome do mais velho era Lia e o nome do mais novo era Raquel; e Leah era de olhos delicados, mas Rachel era bonita e bem favorecida, e Jacob a amava.

14 E Jacó disse a Labão: Eu te servirei sete anos por Raquel, tua filha mais nova; e Labão consentiu com isso e Jacó serviu a Labão sete anos por sua filha Raquel.

15 E no segundo ano da casa de Jacó, em Harã, que está no setenta nono ano da vida de Jacó, naquele ano morreu Éber, filho de Sem, ele tinha quatrocentos e sessenta e quatro anos de idade quando morreu.

16 E quando Jacó ouviu que Eber estava morto, ele sofreu muito, e ele lamentou e lamentou sobre ele muitos dias.

17 E no terceiro ano da casa de Jacó, em Harã, Bósma, a filha de Ismael, mulher de Esaú, lhe deu um filho, e Esaú chamou o seu nome Reuel.

18 E no quarto ano da residência de Jacó na casa de Labão, o Senhor visitou Labão e lembrou-se dele por causa de Jacó, e os filhos lhe nasceram, e seu primogênito foi Beor, seu segundo foi Alib, e o terceiro foi Chorash.

19 E o Senhor deu a Labão riquezas e honra, filhos e filhas, e o homem aumentou grandemente por causa de Jacó.

20 E Jacó naqueles dias serviu Labão em todo tipo de trabalho, na casa e no campo, e a bênção do Senhor estava em tudo o que pertencia a Labão em casa e no campo.

21 E no quinto ano morreu Jeudite, filha de Beeri, mulher de Esaú, na terra de Canaã, e ela não teve filhos, senão filhas.

22 E estes são os nomes de suas filhas que ela deu a Esaú, o nome do mais velho era Marzith, e o nome do mais novo era Puith.

23 E quando Jeudith morreu, Esaú levantou-se e foi para Seir caçar no campo, como de costume, e Esaú habitou na terra de Seir por um longo tempo.

24 E no sexto ano Esaú tomou como esposa, além de suas outras esposas, Ahlibamah, a filha de Zebeon, o heveu, e Esaú a trouxe para a terra de Canaã.

25 E Ahlibamah concebeu e revelou a Esaú três filhos, Yeush, Yaalan e Coré.

26 E naqueles dias, na terra de Canaã, houve uma briga entre os pastores de Esaú e os pastores dos habitantes da terra de Canaã, pois o gado e os bens de Esaú eram abundantes demais para ele permanecer na terra de Canaã. na casa de seu pai, e a terra de Canaã não podia suportá-lo por causa de seu gado.

27 Esaú, vendo que as suas contendas aumentavam com os habitantes da terra de Canaã, levantou-se e tomou as suas mulheres, seus filhos e suas filhas, e tudo o que lhe pertencia, e o gado que possuía, e toda a sua propriedade ele havia adquirido na terra de Canaã, e ele foi embora dos habitantes da terra para a terra de Seir, e Esaú e todos os que pertenciam a ele habitavam na terra de Seir.

28 Mas de vez em quando Esaú ia ver seu pai e sua mãe na terra de Canaã, e Esaú se casou com os horeus e deu suas filhas aos filhos de Seir, o horeu.

29 E deu sua filha mais velha, Marzith, a Aná, filho de Zebeon, irmão de sua mulher, e Puith deu a Azar, filho de Bilã, o horeu; e Esaú habitou na montanha, ele e seus filhos, e eles foram frutíferos e se multiplicaram.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher