Capítulo 65

Livro de Jasar
Livro de Jasar, capítulo 65

1 E sucedeu depois destas coisas, que todos os conselheiros de Faraó, rei do Egito, e todos os anciãos do Egito se reuniram e se puseram perante o rei e se prostraram até o chão; ele.

2 E os conselheiros e anciãos do Egito falaram ao rei, dizendo:

3 Eis que o povo dos filhos de Israel é maior e mais poderoso do que nós, e tu sabes todo o mal que eles fizeram a nós na estrada quando voltamos de batalha.

4 E também viste o seu forte poder, pois este poder lhes é proveniente de seus pais, pois poucos homens se levantaram contra um povo numeroso como a areia, e os feriram à beira da espada, e de si mesmos não um só. caiu, de modo que, se fossem numerosos, teriam destruído-os completamente.

5 Agora, portanto, nos dê conselhos sobre o que fazer com eles, até que gradualmente os destruamos do meio de nós, para que eles não se tornem numerosos demais para nós na terra.

6 Porque, se os filhos de Israel crescerem na terra, eles se tornarão um obstáculo para nós, e se alguma guerra acontecer, eles, com sua grande força, se unirão contra nós, e lutarão contra nós, nos destruirão. da terra e vá embora.

7 Então o rei respondeu aos anciãos do Egito e disse-lhes: Este é o plano recomendado contra Israel, do qual não partiremos,

8 Eis que na terra estão Pitom e Ramessés, cidades não fortificadas contra a batalha, cabe a ti e a nós construí-los e fortalecê-los.

9 Agora, pois, ide também, e persiga-os com astúcia, e proclama voz no Egito e em Gósem, no comando do rei, dizendo:

10 Todos os homens do Egito, Goshen, Pathros e todos os seus habitantes! o rei nos mandou construir Pitom e Ramessés e fortalecê-los para a batalha; quem entre vós, de todo o Egito, dos filhos de Israel e de todos os habitantes das cidades, querendo construir conosco, cada um terá seu salário dado a ele diariamente por ordem do rei; então vá primeiro e faça astúcia, e junte-se e vá a Pitom e Ramsés para construir.

11 E enquanto você está construindo, faça uma proclamação deste tipo ser feita em todo o Egito todos os dias por ordem do rei.

12 E quando alguns dos filhos de Israel vierem para construir contigo, dar-lhes-eis os seus salários diariamente por alguns dias.

13 E depois de terem construído convosco para o seu aluguer diário, arrastar-se-lhes diariamente, um a um em segredo, e então você se levantará e se tornará seus mestres-tarefa e oficiais, e você os deixará depois para construir sem salários, e eles devem recusar, em seguida, forçá-los com todo o seu poder para construir.

14 E se você fizer isso, será bom para nós fortalecer nossa terra contra os filhos de Israel, pois, devido ao cansaço da construção e da obra, os filhos de Israel diminuirão, porque vocês os privarão de suas esposas. dia a dia.

15 E todos os anciãos do Egito ouviram o conselho do rei, e o conselho pareceu bom aos seus olhos e aos olhos dos servos de Faraó e aos olhos de todo o Egito, e eles fizeram de acordo com a palavra do rei .

16 E todos os servos se afastaram do rei, e eles fizeram uma proclamação ser feita em todo o Egito, em Tachpanches e em Goshen, e em todas as cidades que cercavam o Egito, dizendo:

17 Viste o que os filhos de Esaú e Ismael fez para nós, que veio para a guerra contra nós e desejava nos destruir.

18 Agora, pois, o rei nos ordenou que fortificássemos a terra, a fim de edificar as cidades de Pitom e Ramessés e de fortificá-las para a batalha, caso voltassem a nos atacar.

19 Todo aquele que dentre vós, em todo o Egito, e dos filhos de Israel vier para construir conosco, terá o seu salário diário dado pelo rei, como a ordem dele é para nós.

20 E quando o Egito e todos os filhos de Israel ouviram tudo o que os servos de Faraó tinham dito, vieram os egípcios e os filhos de Israel para construírem com os servos de Faraó, Pitom e Ramessés, mas nenhum dos filhos de Levi veio com seus irmãos para construir.

21 E todos os servos de Faraó e seus príncipes vieram no início com engano para construir com todo o Israel como trabalhadores diários, e eles deram a Israel o seu salário diário no princípio.

22 E os servos de Faraó construíram com todo o Israel, e foram empregados naquela obra com Israel por um mês.

23 E no final do mês, todos os servos de Faraó começaram a retirar-se secretamente do povo de Israel diariamente.

24 E Israel prosseguiu com a obra naquele tempo, mas eles então receberam seu aluguel diário, porque alguns dos homens do Egito ainda estavam realizando a obra com Israel naquele tempo; portanto os egípcios davam a Israel seu salário naqueles dias, a fim de que eles, os egípcios seus cooperadores, também recebessem o pagamento pelo seu trabalho.

25 E no fim de um ano e de quatro meses, todos os egípcios haviam se retirado dos filhos de Israel, de modo que os filhos de Israel foram deixados sozinhos engajados na obra.

26 E depois que todos os egípcios se retiraram dos filhos de Israel, voltaram e se tornaram opressores e oficiais sobre eles, e alguns deles se colocaram sobre os filhos de Israel como senhores das tarefas, para receber deles tudo o que lhes deram para o pagamento de seu trabalho.

27 E os egípcios fizeram assim aos filhos de Israel dia após dia, para afligirem no seu trabalho.

28 E todos os filhos de Israel estavam sozinhos no trabalho, e os egípcios se abstiveram de dar qualquer pagamento aos filhos de Israel daquele tempo em diante.

29 E quando alguns dos homens de Israel se recusaram a trabalhar por causa do salário que não lhes foi dado, então os exatores e os servos de Faraó os oprimiram e os feriram com pesados ​​golpes, e os fizeram voltar à força, para trabalhar com seus irmãos; assim fizeram todos os egípcios aos filhos de Israel todos os dias.

30 E todos os filhos de Israel ficaram com muito medo dos egípcios nesta questão, e todos os filhos de Israel retornaram e trabalharam sozinhos sem pagamento.

31 E os filhos de Israel construíram Pitom e Ramessés, e todos os filhos de Israel fizeram a obra, alguns fazendo tijolos e alguma construção, e os filhos de Israel construíram e fortificaram toda a terra do Egito e suas muralhas, e os filhos de Israel estava engajado no trabalho por muitos anos, até que chegou o tempo em que o Senhor se lembrou deles e os tirou do Egito.

32 Mas os filhos de Levi não foram empregados na obra de seus irmãos de Israel, desde o princípio até o dia em que partiram do Egito.

33 Pois todos os filhos de Levi sabiam que os egípcios tinham dito todas essas palavras com engano aos israelitas; por isso os filhos de Levi se abstiveram de se aproximar da obra com seus irmãos.

34 E os egípcios não direcionaram sua atenção para fazer os filhos de Levi trabalharem mais tarde, visto que eles não estavam com seus irmãos no princípio, portanto os egípcios os deixaram sozinhos.

35 E as mãos dos homens do Egito foram dirigidas com severidade contínua contra os filhos de Israel naquela obra, e os egípcios fizeram os filhos de Israel trabalharem com rigor.

36 E os egípcios amarguraram a vida dos filhos de Israel com trabalho duro, em argamassa e tijolos, e também em todo tipo de trabalho no campo.

37 E os filhos de Israel chamaram a Melol, rei do Egito, "Meror, rei do Egito", porque em seus dias os egípcios haviam amargurado suas vidas com todo tipo de trabalho.

38 E toda a obra em que os egípcios faziam os filhos de Israel trabalhar, exigiam com rigor, a fim de afligirem os filhos de Israel, porém, quanto mais os afligiam, mais aumentavam e cresciam, e os egípcios se entristeciam por causa de os filhos de Israel.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher