Capítulo 66

Livro de Jasar
Livro de Jasar, capítulo 66

1 Naquele tempo morreu Hadad, filho de Bedade, rei de Edom, e Samla de Mesrekah, da terra dos filhos do oriente, reinou em seu lugar.

2 No décimo terceiro ano do reinado de Faraó, rei do Egito, o ano cento e vinte e cinco dos israelitas que desceram ao Egito, reinou Samla sobre Edom dezoito anos.

3 E quando ele reinou, ele puxou seus anfitriões para ir e lutar contra Zepho, filho de Elifaz e os filhos de Quitim, porque haviam feito guerra contra Angeas, rei da África, e destruíram todo o seu exército.

4 Mas ele não se envolveu com ele, pois os filhos de Esaú o impediram, dizendo: Ele era seu irmão, assim Samlah ouviu a voz dos filhos de Esaú, e voltou com todas as suas forças para a terra de Edom, e não prosseguiu a luta contra Zepho, filho de Elifaz.

5 E Faraó, rei do Egito, ouviu isto, dizendo: Samla, rei de Edom, resolveu lutar contra os filhos de Quitim, e depois ele veio lutar contra o Egito.

6 E quando os egípcios ouviram esse assunto, aumentaram o trabalho dos filhos de Israel, para que os israelitas não fizessem a eles como fizeram com eles em sua guerra com os filhos de Esaú, nos dias de Hadade.

7 Então os egípcios disseram aos filhos de Israel: Apressem e façam a tua obra, terminem a tua tarefa e fortaleçam a terra, para que os filhos de Esaú, seus irmãos, não venham lutar contra nós, porque por tua conta virão contra nós. .

8 E os filhos de Israel fizeram a obra dos homens do Egito dia a dia, e os egípcios afligiram os filhos de Israel, a fim de diminuí-los na terra.

9 Mas, como os egípcios aumentavam o trabalho dos filhos de Israel, assim cresciam e multiplicavam os filhos de Israel, e todo o Egito estava cheio dos filhos de Israel.

10 E no cento e vigésimo quinto ano de Israel, descendo ao Egito, todos os egípcios viram que o seu conselho não teve êxito contra Israel, mas que eles aumentaram e cresceram, e a terra do Egito e a terra de Gósen foram cheias de os filhos de Israel.

11 Então todos os anciãos do Egito e os seus sábios vieram perante o rei, e inclinaram-se para ele, e sentaram-se diante dele.

12 E todos os anciãos do Egito e seus sábios disseram ao rei: O rei viva para sempre; tu aconselhaste-nos o conselho contra os filhos de Israel, e fizemos-lhes conforme a palavra do rei.

13 Mas em proporção ao aumento do trabalho, assim crescem e crescem na terra, e eis que o país inteiro está cheio deles.

14 Agora, pois, nosso senhor e rei, os olhos de todo o Egito estão sobre ti para dar-lhes conselhos com tua sabedoria, através dos quais eles podem prevalecer sobre Israel, para destruí-los ou para diminuí-los da terra; e o rei lhes respondeu dizendo: Dá conselho neste assunto para que saibamos o que fazer a eles.

15 E um oficial, um dos conselheiros do rei, cujo nome era Jó, da Mesopotâmia, na terra de Uz, respondeu ao rei, dizendo:

16 Se agrado ao rei, ouça o conselho de seu servo; e o rei lhe disse: Fala.

17 E Jó falou perante o rei, os príncipes, e perante todos os anciãos do Egito, dizendo:

18 Eis que o conselho do rei, que ele aconselhou antes, a respeito do trabalho dos filhos de Israel é muito bom, e não deves afastar dos que trabalham para sempre.

19 Mas este é o conselho aconselhado pelo qual você pode diminuí-los, se parecer bom ao rei afligi-los.

20 Eis que temos temido a guerra por um longo tempo, e dissemos: Quando Israel se tornar fértil na terra, nos expulsarão da terra, se uma guerra se realizar.

21 Se for do agrado do rei, saia um decreto real, e esteja escrito nas leis do Egito, que não deve ser revogado, que todo filho varão nascido dos filhos de Israel, seu sangue será derramado no chão.

22 E fazendo isto, quando todos os filhos do sexo masculino de Israel tiverem morrido, o mal de suas guerras cessará; que o rei o faça e mande chamar todas as parteiras hebréias e ordene-as a fazê-lo; e assim o agrado do rei e dos príncipes o rei fez conforme a palavra de Jó.

23 E o rei mandou chamar as parteiras hebréias, das quais o nome de uma era Sefra eo nome da outra Pua.

24 E as parteiras vieram perante o rei, e pararam na sua presença.

25 E o rei lhes disse: Quando fizeres o ofício de parteira às mulheres hebreus, e as vires sobre as fezes, se for filho, então tu o matarás, mas se for uma filha, então ela viver.

26 Se, porém, não fizeres isto, queimarei a ti e a todas as tuas casas com fogo.

27 Mas as parteiras temeram a Deus e não deram ouvidos ao rei do Egito nem às suas palavras, e quando as mulheres hebréias trouxeram à parteira filho ou filha, então a parteira fez tudo o que era necessário para a criança e a deixou viver ; assim fizeram as parteiras todos os dias.

28 E isto foi dito ao rei, e ele enviou e chamou as parteiras e disse-lhes: Por que você fez isso e salvou as crianças vivas?

29 E as parteiras responderam e falaram juntas perante o rei, dizendo:

30 Não pense o rei que as mulheres hebréias são como as mulheres egípcias, porque todos os filhos de Israel são sãos, e antes que a parteira venha a eles, eles são libertos, e quanto a nós, suas servas, por muitos dias nenhuma mulher hebréia tem trouxe sobre nós, porque todas as mulheres hebréias são suas próprias parteiras, porque são sãs.

31 E Faraó ouviu as suas palavras e acreditou nelas, e as parteiras se afastaram do rei; e Deus fez bem a elas, e o povo se multiplicava e se multiplicava grandemente.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher