Capítulo 19

Livro de Jasar
Livro de Jasar, Capítulo 19

1 E as cidades de Sodoma tiveram quatro juízes para quatro cidades, e estes foram os seus nomes, Serak na cidade de Sodoma, Sharkad em Gomorrah, Zabnac em Admah, e Menon em Zeboyim.

2 E o servo de Eliezer Abraão aplicou-lhes diferentes nomes, e ele converteu Serak em Shakra, Sharkad em Shakrura, Zebnac em Kezobim e Menon em Matzlodin.

3 E por desejo de seus quatro juízes o povo de Sodoma e Gomorra teve camas erigidas nas ruas das cidades, e se um homem veio a estes lugares, pegaram-no e o levaram a um dos seus leitos, e à força o fizeram. ele para mentir neles.

4 E ao deitar-se, três homens estavam à sua cabeceira e três a seus pés, e mediam-no ao longo da cama, e se o homem fosse menos que a cama, esses seis homens o estenderiam em cada extremidade, e quando ele gritou para eles, eles não lhe respondiam.

5 E se ele fosse mais comprido do que a cama, eles juntariam os dois lados da cama em cada extremidade, até que o homem tivesse alcançado os portões da morte.

6 E se ele continuasse clamando a eles, eles responder-lhe-iam, dizendo: Assim será feito ao homem que vier à nossa terra.

7 E quando os homens ouviram todas estas coisas que o povo das cidades de Sodoma fez, eles se abstiveram de vir para lá.

8 Quando um homem pobre chegasse à sua terra, lhe dariam prata e ouro, e proclamaria em toda a cidade que não lhe desse um pedaço de pão para comer, e se o estrangeiro ali permanecesse por alguns dias e morresse fome, não tendo conseguido obter um bocado de pão, então, na sua morte, todo o povo da cidade viria e levaria a sua prata e ouro que eles haviam dado a ele.

9 E aqueles que podiam reconhecer a prata ou o ouro que eles haviam lhe dado, a levaram de volta, e em sua morte eles também o despiram de suas vestes, e eles lutaram ao redor deles, e aquele que prevaleceu sobre seu vizinho os tomou.

10 Eles o levariam depois e o enterrariam debaixo de alguns dos arbustos nos desertos; assim fizeram todos os dias a qualquer um que veio a eles e morreu em sua terra.

11 E, no decorrer do tempo, Sara enviou Eliezer a Sodoma, a fim de ver Ló e inquirir sobre seu bem-estar.

12 E Eliezer foi a Sodoma, e ele encontrou um homem de Sodoma lutando com um estranho, e o homem de Sodô despiu o pobre de todas as suas roupas e foi embora.

13 E este pobre homem clamou a Eliézer e suplicou seu favor por causa do que o homem de Sodoma lhe fizera.

14 E ele disse-lhe: Por que fazes assim ao pobre que veio à tua terra?

15 E o homem de Sodoma respondeu a Eliezer, dizendo: Este homem é teu irmão, ou o povo de Sodoma te fez juiz hoje, que falas deste homem?

16 E Eliezer se esforçou com o homem de Sodoma por causa do pobre homem, e quando Uliezer se aproximou para recuperar as roupas do pobre homem do homem de Sodoma, ele apressou-se e com uma pedra feriu Uliezer na testa.

17 E o sangue fluía copiosamente da testa de Eliezer, e quando o homem viu o sangue, ele pegou Eliézer, dizendo: Dá-me meu salário por ter te livrado desse sangue ruim que estava em tua testa, pois tal é o costume e o lei em nossa terra.

18 E Eliezer lhe disse: Tu me feriste e me pedi para te pagar o teu salário; e Eliezer não quis ouvir as palavras do homem de Sodoma.

19 E o homem pegou Eliezer e o levou a Shakra, o juiz de Sodoma, para julgamento.

20 E o homem falou ao juiz, dizendo: peço-te, meu senhor, assim fez este homem, porque eu o feri com uma pedra que o sangue jorrou de sua testa, e ele não está disposto a me dar o meu salário.

21 Disse o juiz a Eliezer: Este homem fala-te da verdade, dá-lhe o seu salário, porquanto é este o costume na nossa terra. e Eliezer ouviu as palavras do juiz, e ele levantou uma pedra e feriu o juiz, ea pedra bateu na testa dele, e o sangue fluiu copiosamente da testa do juiz, e Eliezer disse: Se isto então é o costume em tua terra entregues a este homem o que eu deveria ter dado a ele, pois esta foi tua decisão, tu o decretaste.

22 E Eliezer deixou o homem de Sodoma com o juiz, e ele foi embora.

23 E quando os reis de Elão haviam feito guerra com os reis de Sodoma, os reis de Elão capturaram todos os bens de Sodoma, e eles levaram Lot em cativeiro, com sua propriedade, e quando foi avisado a Abraão ele foi e fez guerra com os reis de Elão, e ele recuperou de suas mãos toda a propriedade de Ló, bem como a propriedade de Sodoma.

24 Naquele tempo a esposa de Lot lhe deu uma filha, e ele chamou seu nome Paltith, dizendo: Porque Deus havia libertado ele e toda a sua casa dos reis de Elam; e Paltith, filha de Lot, cresceu e um dos homens de Sodoma a tomou como esposa.

25 E um homem pobre entrou na cidade em busca de uma manutenção, e ele permaneceu na cidade alguns dias, e todo o povo de Sodoma fez uma proclamação de seu costume de não dar a este homem um bocado de pão para comer, até que ele caiu mortos sobre a terra, e eles fizeram isso.

26 E Paltith, a filha de Lot, viu este homem deitado nas ruas faminto de fome, e ninguém lhe dava nada para mantê-lo vivo, e ele estava prestes a morrer.

27 E sua alma se encheu de piedade por causa do homem, e ela o alimentou secretamente com pão por muitos dias, e a alma deste homem foi ressuscitada.

28 Pois quando ela saía para buscar água, ela colocava o pão no jarro de água, e quando ela chegou ao lugar onde estava o pobre homem, ela pegou o pão do jarro e deu-o para comer; então ela fez muitos dias.

29 E todo o povo de Sodoma e Gomorra se perguntava como esse homem poderia suportar a fome por tantos dias.

30 E eles disseram uns aos outros: Isto só pode ser que ele coma e beba, pois nenhum homem pode suportar a fome por tantos dias ou viver como este homem tem, sem mesmo seu semblante mudar; e três homens se esconderam em um lugar onde o pobre homem estava posicionado, para saber quem foi que lhe trouxe pão para comer.

31 E Paltith filha de Lote saiu naquele dia para buscar água, e ela colocou pão em seu cântaro de água, e ela foi tirar água pelo lugar do pobre homem, e ela tirou o pão do jarro e deu para o pobre homem e ele comeu.

32 E os três homens viram o que Paltith fez ao pobre homem, e disseram-lhe: És tu, então, que o tens apoiado e, portanto, ele não morreu de fome, nem mudou de aparência, nem morreu como os outros.

33 E os três homens saíram do lugar em que estavam escondidos, e eles tomaram Paltith e o pão que estava na mão do pobre homem.

34 E tomaram Paltith ea levaram perante os seus juízes, e disseram-lhes: Assim fez ela, e é ela quem forneceu o pobre com pão; por isso ele não morreu todo esse tempo; agora, portanto, declarar-nos a punição devido a esta mulher por ter transgredido a nossa lei.

35 E o povo de Sodoma e Gomorra se reuniu e acendeu uma fogueira nas ruas da cidade, e eles pegaram a mulher e a lançaram no fogo e ela foi reduzida a cinzas.

36 E na cidade de Adma havia uma mulher a quem eles fizeram o mesmo.

37 Porque um viajante entrou na cidade de Admah para ali permanecer a noite toda, com a intenção de ir para casa pela manhã, e ele sentou-se em frente à porta da casa do pai da jovem, para ali permanecer, enquanto o sol se punha. quando chegasse àquele lugar; e a jovem viu-o sentado à porta da casa.

38 E ele pediu-lhe um copo de água e ela disse-lhe: Quem és tu? e ele disse a ela, eu estava neste dia indo para a estrada, e cheguei aqui quando o sol se pôs, assim eu permanecerei aqui a noite toda, e de manhã me levantarei cedo e continuarei minha jornada.

39 E a jovem entrou em casa e trouxe pão e água para o homem comer e beber.

40 E este assunto tornou-se conhecido para o povo de Admah, e eles se reuniram e trouxeram a moça diante dos juízes, para que eles a julgassem por este ato.

41 E o juiz disse: O juízo da morte deve passar sobre esta mulher porque ela transgrediu nossa lei, e esta, portanto, é a decisão concernente a ela.

42 E o povo daquelas cidades reuniu-se e tirou a moça, e ungiu-a com mel da cabeça aos pés, como decretara o juiz, e colocaram-na diante de um enxame de abelhas que estavam então em suas colméias, e as abelhas voou sobre ela e a picou que todo o seu corpo estava inchado.

43 E a jovem gritou por causa das abelhas, mas ninguém a notou ou teve pena dela, e seus gritos ascenderam ao céu.

44 E o Senhor foi provocado nesta e em todas as obras das cidades de Sodoma, pois eles tinham abundância de comida, e tinham tranqüilidade entre eles, e ainda não sustentavam os pobres e os necessitados, e naqueles dias seus feitos malignos e os pecados se tornaram grandes diante do Senhor.

45 E o Senhor mandou que dois dos anjos que vieram à casa de Abraão destruissem Sodoma e suas cidades.

46 E os anjos levantaram-se da porta da tenda de Abraão, depois de terem comido e bebido, e chegaram a Sodoma à noitinha, e Ló estava sentado à porta de Sodoma, e quando os viu se levantou para enfrentá-los, e ele se curvou no chão.

47 E, apertando-os muito, introduziu-os na sua casa, e deu-lhes provisões que comeram, e habitaram toda a noite em sua casa.

48 E os anjos disseram a Ló: Levanta-te, sai deste lugar, tu e tudo pertencente a ti, para que não sejas consumido na iniqüidade desta cidade, pois o Senhor destruirá este lugar.

49 E os anjos seguraram a mão de Ló e sobre a mão de sua esposa, e nas mãos de seus filhos, e todos pertencentes a ele, e eles o tiraram e o puseram fora das cidades.

50 E disseram a Ló: Escape pela tua vida, e ele fugiu e tudo pertencente a ele.

51 Então o Senhor fez chover em Sodoma e Gomorra e em todas estas cidades enxofre e fogo do Senhor do céu.

52 E ele destruiu estas cidades, toda a planície e todos os habitantes das cidades, e aquilo que crescia no chão; e Ado, a esposa de Lot, olhou para trás para ver a destruição das cidades, pois sua compaixão foi transferida por causa de suas filhas que permaneceram em Sodoma, pois elas não foram com ela.

53 E quando ela olhou para trás, ela se tornou uma coluna de sal, e ainda está naquele lugar até o dia de hoje.

54 E os bois que estavam naquele lugar diariamente, lambiam o sal até as extremidades de seus pés, e de manhã ele ressurgia novamente, e novamente o lambiam até o dia de hoje.

55 E Ló e duas de suas filhas que permaneceram com ele fugiram e escaparam para a caverna de Adulão, e lá permaneceram por algum tempo.

56 E Abraão levantou-se de manhã cedo para ver o que havia sido feito para as cidades de Sodoma; e ele olhou e viu a fumaça das cidades subindo como a fumaça de uma fornalha.

57 E Ló e suas duas filhas permaneceram na caverna, e eles fizeram seu pai beber vinho, e eles se deitaram com ele, pois eles disseram que não havia homem sobre a terra que pudesse levantar semente deles, pois eles pensavam que toda a terra foi destruído.

58 E ambos se deitaram com seu pai, e eles conceberam e criaram filhos, e o primogênito chamou o nome de seu filho Moabe, dizendo: De meu pai o concebi; este é o pai dos moabitas até o dia de hoje.

59 E a mais nova também chamou seu filho Benami; este é o pai dos filhos de Amom até o dia de hoje.

60 E depois disto, Ló e suas duas filhas foram embora dali, e ele habitou no outro lado do Jordão, com suas duas filhas e seus filhos, e os filhos de Ló cresceram, e eles foram e tomaram para si esposas da terra. de Canaã, e eles geraram filhos e eles foram frutíferos e multiplicados.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher