Capítulo 6

Livro de Jasar
<script async src="//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js"></script> <!-- bloco criado 336x280 --> <ins class="adsbygoogle" style="display:inline-block;width:336px;height:280px" data-ad-client="ca-pub-2420044263220276" data-ad-slot="1113497312"></ins> <script> (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); </script>
Livro de Jasar, capítulo 6

1 Naquele tempo, depois da morte de Matusalém, o Senhor disse a Noé: Entra tu com a tua casa na arca; eis que ajuntarei todos os animais da terra, as feras do campo e as aves do céu, e todos eles virão cercando a arca.

2 E tu irás e te assentará pelas portas da arca, e todos os animais, os animais e as aves, se ajuntarão e se colocarão diante de ti, e os que vierem e se agacharem diante de ti, tomarás. e entregue nas mãos de teus filhos, que os trarão à arca, e tudo o que estiver diante de ti sairás.

3 E o Senhor trouxe isto no dia seguinte, e animais, bestas e aves vieram em grandes multidões e cercaram a arca.

4 E Noé foi e sentou-se à porta da arca, e de toda a carne que se agachou diante dele, ele trouxe para a arca, e todos os que estavam diante dele ele deixou na terra.

5 E uma leoa veio com seus dois filhotes, macho e fêmea, e os três se agacharam diante de Noé, e os dois filhotes levantaram-se contra a leoa e a feriram, e a fizeram fugir de seu lugar, e ela foi embora, e eles retornaram a seus lugares e se agacharam sobre a terra antes de Noé.

6 E a leoa fugiu e parou no lugar dos leões.

7 E Noé viu isto, e maravilhou-se grandemente, e ele se levantou e tomou os dois cachorros, e os trouxe para dentro da arca.

8 E Noé trouxe na arca de todos os seres viventes que estavam sobre a terra, de modo que não sobrara mais ninguém senão que Noé introduziu na arca.

9 Dois e dois vieram a Noé para a arca, mas dos animais limpos e das aves limpas, ele trouxe sete casais, como Deus lhe havia ordenado.

10 E todos os animais e animais e aves ainda estavam lá, e eles cercaram a arca em todo lugar, e a chuva não desceu até sete dias depois.

11 E naquele dia, o Senhor fez tremer toda a terra, e o sol escureceu, e as fundações do mundo se enfureceram, e toda a terra foi movida violentamente, e o relâmpago flamejou, e o trovão rugiu, e todas as fontes na terra foram quebrados, como não era conhecido pelos habitantes antes; e Deus fez este poderoso ato a fim de aterrorizar os filhos dos homens, para que não houvesse mais mal sobre a terra.

12 E ainda assim os filhos dos homens não voltariam de seus maus caminhos, e aumentaram a ira do Senhor naquele tempo, e nem mesmo direcionaram seus corações para tudo isso.

13 E no fim de sete dias, no sexagésimo ano da vida de Noé, as águas do dilúvio foram sobre a terra.

14 E todas as fontes do abismo foram quebradas, e as janelas do céu foram abertas, e a chuva caía sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.

15 E Noé e sua casa, e todos os seres viventes que estavam com ele, entraram na arca por causa das águas do dilúvio, e o Senhor o fechou dentro.

16 E todos os filhos dos homens que foram deixados sobre a terra, ficaram exaustos com o mal por conta da chuva, pois as águas estavam vindo mais violentamente sobre a terra, e os animais e animais ainda rodeavam a arca.

17 E os filhos dos homens reuniram-se, cerca de setecentos mil homens e mulheres, e chegaram a Noé à arca.

18 E clamaram a Noé, dizendo: Abre-nos a nós para que a ti chegue na arca; e por que morreremos nós?

19 E Noé, com uma voz alta, respondeu-lhes da arca, dizendo: Nem todos vocês se rebelaram contra o Senhor, e disseram que ele não existe? e, portanto, o Senhor trouxe sobre você este mal, para destruir e cortar você da face da terra.

20 Não é isto que eu vos falo de cento e vinte anos atrás, e vós não deste ouvidos à voz do Senhor, e agora desejais viver na terra?

21 E disseram a Noé: Estamos prontos para voltar ao Senhor; apenas aberto para nós para que possamos viver e não morrer.

22 E Noah respondeu-lhes, dizendo: Veja agora que você vê o problema de suas almas, você deseja retornar ao Senhor; Por que você não retornou durante estes cento e vinte anos, que o Senhor lhe concedeu como o período determinado?

23 Mas agora vem e diz-me isto por causa dos problemas de vossas almas; agora também o Senhor não vos escutará, nem lhe dará ouvidos neste dia, para que não consigais agora os vossos desejos.

24 E os filhos dos homens se aproximaram para entrar na arca, para entrar por causa da chuva, porque não podiam suportar a chuva sobre eles.

25 E o Senhor enviou todos os animais e animais que estavam ao redor da arca. E as bestas os dominavam e os expulsavam daquele lugar, e cada homem se foi e novamente se espalharam pela face da terra.

26 E a chuva ainda descia sobre a terra, e desceu quarenta dias e quarenta noites, e as águas prevaleceram grandemente sobre a terra; e toda a carne que havia sobre a terra ou nas águas morreu, seja homens, animais, bestas, coisas rastejantes ou pássaros do ar, e só restava Noé e aqueles que estavam com ele na arca.

27 E as águas prevaleceram e aumentaram grandemente sobre a terra, e levantaram a arca e esta foi levantada da terra.

28 E a arca flutuou sobre a face das águas, e foi lançada sobre as águas, de modo que todas as criaturas viventes no interior foram revolvidas como caldo em um caldeirão.

29 E grande ansiedade tomou todas as criaturas vivas que estavam na arca, e a arca era como estar quebrada.

30 E todos os seres viventes que estavam na arca ficaram aterrorizados, e os leões rugiram, e os bois caíram, e os lobos uivaram, e todos os seres vivos na arca falaram e lamentaram em sua própria língua, de modo que suas vozes alcançaram a grande distância, e Noé e seus filhos choraram e choraram nas suas angústias; Eles estavam com muito medo de que tivessem chegado às portas da morte.

31 E Noé orou ao Senhor, e clamou a ele por causa disso, e ele disse: “Senhor, ajuda-nos, porque não temos forças para suportar este mal que nos rodeia, pois as ondas das águas nos cercaram, torrentes travessas nos aterrorizaram, as armadilhas da morte vieram antes de nós; responde-nos, ó Senhor, responde-nos, acesa tua face para conosco e tenha misericórdia de nós, nos redima e nos livre.

32 E o Senhor ouviu a voz de Noé, eo Senhor se lembrou dele.

33 E um vento soprou sobre a terra, e as águas estavam paradas e a arca repousava.

34 E as fontes do fundo e as janelas do céu foram detidas, e a chuva do céu foi contida.

35 E as águas diminuíram naqueles dias, e a arca repousou sobre as montanhas de Ararat.

36 E Noé então abriu as janelas da arca, e Noé ainda clamava ao Senhor naquele tempo e ele disse: Ó Senhor, que formaste a terra e os céus e tudo o que nela há, tira as nossas almas deste confinamento e da prisão em que nos puseste, pois estou muito cansado de suspirar.

37 E o Senhor ouviu a voz de Noé, e disse-lhe: Quando tiver completado um ano inteiro, então sairás.

38 E, na revolução do ano, quando se completou um ano inteiro a Noé, habitando na arca, as águas secaram-se da terra, e Noé despiu a cobertura da arca.

39 Naquele vigésimo sétimo dia do segundo mês a terra já estava seca, mas Noé e seus filhos, e os que estavam com ele, não saíram da arca até que o Senhor lhes disse.

40 E chegou o dia em que o Senhor mandou que saíssem, e todos saíram da arca.

41 E foram e voltaram cada um para o seu caminho e para o seu lugar, e Noé e seus filhos habitavam na terra que Deus lhes havia dito, e serviram ao Senhor todos os seus dias, e o Senhor abençoou Noé e seus filhos em seu saindo da arca.

42 Disse-lhes ele: Frutifica e enche toda a terra; torne-se forte e cresça abundantemente na terra e multiplique-se nela.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher