Capítulo 20

Livro de Jasar
Livro de Jasar, capítulo 20

1 E nesse tempo Abraão viajou da planície de Manre, e foi para a terra dos filisteus, e ele habitou em Gerar; Foi no vigésimo quinto ano da permanência de Abraão na terra de Canaã e no centésimo ano da vida de Abraão, que ele veio a Gerar na terra dos filisteus.

2 E, entrando na terra, disse a Sara, sua mulher: Dize que és minha irmã, seja quem for que te perguntar, para escaparmos do mal dos habitantes da terra.

3 E como Abraão habitava na terra dos filisteus, os servos de Abimeleque, rei dos filisteus, viram que Sara era mui bela, perguntaram a Abraão a respeito dela e ele disse: Ela é minha irmã.

4 E os servos de Abimeleque foram a Abimeleque, dizendo: Um homem da terra de Canaã veio habitar na terra, e ele tem uma irmã que é extremamente bela.

5 E Abimeleque ouviu as palavras dos seus servos que lhe louvaram a Sara, e Abimeleque enviou os seus oficiais, e trouxeram Sara ao rei.

6 E veio Sara para a casa de Abimeleque; e o rei viu que Sara era linda e lhe agradou muitíssimo.

7 E ele se aproximou dela e disse-lhe: Que é esse homem para ti, com quem vieste à nossa terra? e Sara respondeu e disse que Ele é meu irmão, e nós viemos da terra de Canaã para habitar onde quer que pudéssemos encontrar um lugar.

8 E Abimeleque disse a Sara: Eis que minha terra é antes de ti, coloque teu irmão em qualquer parte desta terra que te agrade, e será nosso dever exaltá-lo e elevá-lo acima de todo o povo da terra, pois ele é teu irmão. .

9 Abimeleque mandou chamar Abraão, e Abraão veio a Abimeleque.

10 E Abimeleque disse a Abraão: Eis que tenho dado ordens para que sejas honrado como desejas por tua irmã Sara.

11 E Abraão saiu do rei, e o presente do rei o seguiu.

12 Como no entardecer, antes de os homens se deitarem para descansar, o rei estava sentado em seu trono, e um profundo sono caiu sobre ele, e ele se deitou no trono e dormiu até a manhã seguinte.

13 E ele sonhou que um anjo do Senhor veio a ele com uma espada na mão, eo anjo parou sobre Abimeleque, e desejou matá-lo à espada, e o rei ficou apavorado em seu sonho, e disse ao anjo: Em que pequei contra ti a ponto de vires me matar com a tua espada?

14 Respondeu o anjo, e disse a Abimeleque: Eis a tua morte por causa da mulher que a senhora levaste para a tua casa, porque é mulher casada e mulher de Abraão, que veio à tua casa; agora, portanto, devolva esse homem a sua esposa, pois ela é sua esposa; e não deves devolvê-la, saibas que certamente morrerás, tu e tudo o que te pertence.

15 E naquela noite houve um grande clamor na terra dos filisteus, e os habitantes da terra viram a figura de um homem de pé com uma espada desembainhada na mão, e ele feriu os habitantes da terra com a espada, sim ele continuou a feri-los.

16 E o anjo do Senhor feriu toda a terra dos filisteus naquela noite, e houve uma grande confusão naquela noite e na manhã seguinte.

17 E todo útero estava fechado, e todas as suas questões, e a mão do Senhor estava sobre eles por causa de Sara, esposa de Abraão, a quem Abimeleque havia tomado.

18 E de manhã Abimeleque se levantou com terror e confusão e com grande pavor, e ele mandou chamar os seus servos, e contou-lhes o seu sonho, e o povo ficou com muito medo.

19 E um homem de pé entre os servos do rei respondeu ao rei, dizendo: Ó rei, restaura esta mulher a seu marido, pois ele é seu marido, como aconteceu ao rei do Egito quando este homem veio ao Egito.

20 E ele disse a respeito de sua esposa: Ela é minha irmã, pois tal é o seu jeito de fazer quando vem habitar na terra em que é estrangeiro.

21 E Faraó mandou e tomou esta mulher por mulher e o Senhor trouxe sobre ele pragas graves até que ele retornou a mulher para seu marido.

22 Agora, pois, ó rei soberano, sabe o que aconteceu ontem a toda a terra, pois houve uma grande consternação e grande dor e lamentação, e nós sabemos que isto foi por causa da mulher que tu tomaste.

23 Agora, pois, restaura esta mulher a seu marido, para que não suceda a Faraó, rei do Egito, e seus súditos, e para que não morramos; e Abimeleque apressou-se e chamou e pediu a Sara, e ela veio antes dele, e ele tinha chamado Abraão, e ele veio antes dele.

24 E Abimeleque disse-lhes: Que é esta obra que tens feito, dizendo que és irmão e irmã, e que tomei esta mulher por mulher?

25 E Abraão disse: Porque eu pensei que deveria sofrer a morte por causa de minha esposa; Abimeleque e tomou rebanhos e manadas, e servos e servas, e mil peças de prata, e deu-as a Abraão, e ele retornou Sara a ele.

26 E Abimeleque disse a Abraão: Eis que toda a terra está diante de ti, habita nela onde quer que escolhes.

27 E Abraão e Sara, sua mulher, saíram da presença do rei com honra e respeito, e eles habitaram na terra, mesmo em Gerar.

28 E todos os habitantes da terra dos filisteus e os servos do rei ainda estavam com dor, através da praga que o anjo lhes infligiu a noite toda por causa de Sara.

29 Abimeleque mandou chamar Abraão, dizendo: Ora, por causa dos teus servos ao Senhor teu Deus, para que reparta esta mortalidade dentre nós.

30 E Abraão orou por causa de Abimeleque e seus súditos, e o Senhor ouviu a oração de Abraão, e ele curou Abimeleque e todos os seus súditos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher