Capítulo 53

Livro de Jasar
Livro de Jasar, Capítulo 53

1 E os filhos de Jacó levantaram-se e tomaram Benjamim e todos os presentes, e eles foram e vieram para o Egito e ficaram diante de José.

2 E José viu seu irmão Benjamim com eles e os saudou; e estes homens vieram à casa de José.

3 E José ordenou ao superintendente de sua casa que desse a seus irmãos para comer, e ele fez isso a eles.

4 E ao meio dia José mandou que os homens viessem diante dele com Benjamim, e os homens disseram ao superintendente da casa de José a respeito da prata que foi devolvida em seus sacos, e ele lhes disse: Estará bem com você, tema não, e ele trouxe seu irmão Simeão para eles.

5 E Simeão disse a seus irmãos: O Senhor dos Egípcios tem agido muito gentilmente comigo, ele não me manteve presa, como você viu com os seus olhos, pois quando você saiu da cidade, ele me libertou e tratou gentilmente com eu em sua casa.

6 E Judá tomou a Benjamim pela mão, e eles vieram diante de José, e eles se inclinaram a ele por terra.

7 E os homens deram o presente a José e todos se sentaram diante dele, e José lhes disse: Está bem com você: está bem com seus filhos, está bem com seu pai idoso? e eles disseram: Está tudo bem, e Judá tomou o registro que Jacó enviara e deu na mão de José.

8 E José leu a carta e conheceu os escritos de seu pai, e ele desejou chorar e entrou em uma sala interna e chorou um grande choro; e ele saiu.

9 E ele levantou os olhos e viu seu irmão Benjamim, e ele disse: É este o teu irmão de quem falaste comigo? E Benjamim se aproximou de José, e José colocou a mão sobre a cabeça e disse-lhe: Que Deus tenha misericórdia de ti, meu filho.

10 E quando José viu seu irmão, o filho de sua mãe, ele novamente desejou chorar, e ele entrou na câmara, e ele chorou lá, e ele lavou o rosto, e saiu e se absteve de chorar, e ele disse: Comida.

11 E José tomou um cálice do qual bebeu, e era de prata incrivelmente incrustada de pedras de ônix e bdélio, e José feriu a taça diante dos olhos de seus irmãos, enquanto estavam sentados para comer com ele.

12 E José disse aos homens: Eu sei por este cálice que Rúben, o primogênito, Simeão, Levi e Judá, Issacar e Zebulom, são filhos de uma mesma mãe; assentem-se para comerem de acordo com o seu nascimento.

13 E ele também colocou os outros de acordo com seus nascimentos, e ele disse, eu sei que este seu irmão mais novo não tem irmão, e eu, como ele, não tenho irmão, ele deve, portanto, sentar-se para comer comigo.

14 E Benjamin subiu diante de José e sentou-se no trono, e os homens viram os atos de José, e ficaram espantados com eles; e os homens comeram e beberam naquele tempo com José, e ele então deu presentes a eles, e José deu um presente a Benjamim, e Manassés e Efraim viram os atos de seu pai, e também deram presentes a ele, e Osnath deu ele um presente, e eles foram cinco presentes na mão de Benjamin.

15 E José trouxe-lhes vinho para beber, e não beberam, e disseram: Desde o dia em que José se perdeu, não bebemos vinho, nem comemos nenhuma iguarias.

16 E José jurou-lhes, e apertou-os com força, e eles beberam abundantemente com ele naquele dia, e depois José voltou-se para seu irmão Benjamim para falar com ele, e Benjamim ainda estava sentado no trono diante de José.

17 E José lhe disse: geraste algum filho? e ele disse: O teu servo tem dez filhos, e estes são os nomes deles: Bela, Becher, Ashbal, Gera, Naamã, Achi, Rosh, Mupim, Chupim e Ord, e eu chamei seus nomes depois do meu irmão que eu não vi .

18 E ordenou-lhes que trouxessem à sua presença o mapa das estrelas, pelo qual José sabia todas as vezes, e José disse a Benjamim: Ouvi dizer que os hebreus estão familiarizados com toda a sabedoria; sabes alguma coisa sobre isto?

19 E disse Benjamim: Teu servo está sabendo também em toda a sabedoria que meu pai me ensinou, e José disse a Benjamim: Olha agora para este instrumento e entende onde está teu irmão José no Egito, que disseste ter descido ao Egito.

20 E Benjamim viu aquele instrumento com o mapa das estrelas do céu, e ele era sábio e olhou ali para saber onde estava seu irmão, e Benjamim dividiu toda a terra do Egito em quatro divisões, e descobriu que aquele que estava sentado sobre o trono diante dele era seu irmão José, e Benjamim se maravilhou grandemente, e quando José viu que seu irmão Benjamim estava tão atônito, disse a Benjamim: O que viste, e por que estás espantado?

21 Então disse Benjamim a José: Vejo eu que aqui está meu irmão José, que está comigo no trono, e lhe disse: Sou José, teu irmão, não revele isso a teus irmãos; eis que te enviarei com eles quando eles forem embora, e eu lhes ordenarei que sejam trazidos de novo para a cidade, e eu te tirarei deles.

22 E se ousarem suas vidas e lutarem por ti, então saberei que se arrependeram do que fizeram comigo, e eu me farei conhecer a eles, e se eles te abandonarem quando eu te levar, então tu permanecerás comigo, e eu vou disputar com eles, e eles devem ir embora, e eu não vou ser conhecido por eles.

23 Naquele tempo, José ordenou a seu oficial que enchesse os sacos com comida, e colocasse o dinheiro de cada homem no saco dele, e colocasse o copo no saco de Benjamim e lhes desse providências para o caminho, e assim o fizeram. eles.

24 No dia seguinte os homens se levantaram de madrugada, e encheram as suas jumentas com o trigo, e saíram com Benjamim, e foram à terra de Canaã com o seu irmão Benjamim.

25 Não se distanciaram do Egito quando José ordenou àquele que estava posto em sua casa, dizendo: Levanta-te, persegue esses homens, antes que eles se afastem do Egito, e dize-lhes: Por que roubaste a taça do meu senhor?

26 Então o oficial de José levantou-se, e ele os alcançou, e falou-lhes todas as palavras de José; e ouvindo isto, ficaram muito irados, e disseram: Aquele com quem o cálice de teu mestre for encontrado, morrerá, e também nos tornaremos escravos.

27 E eles apressaram-se e cada homem tirou seu saco do jumento, e eles olharam em suas malas e a taça foi encontrada na bolsa de Benjamim, e todos eles rasgaram suas vestes e voltaram para a cidade, e feriram Benjamim na estrada golpeando-o continuamente até que ele entrou na cidade e ficaram diante de José.

28 E a ira de Judá se acendeu, e ele disse: Este homem só me trouxe de volta para destruir o Egito neste dia.

29 E os homens vieram à casa de José, e encontraram José sentado em seu trono, e todos os homens poderosos à sua direita e à esquerda.

30 E Joseph disse-lhes: O que é esse ato que fizeste, que tirou a minha taça de prata e foi embora? mas sei que você pegou meu cálice para saber com que parte da terra seu irmão estava.

31 E disse Judá: Que diremos a nosso senhor, o que havemos de dizer e como nos justificaremos? Deus encontrou hoje a iniqüidade de todos os teus servos, por isso ele fez isso conosco hoje em dia.

32 E levantou-se José, apoderou-se de Benjamim e tomou-o de seus irmãos com violência; e, chegando a casa, trancou-lhes a porta, e José ordenou ao que estava em sua casa que lhes dissesse: diz o rei: Vai em paz a teu pai, eis que eu tomei o homem em cuja mão foi achada a minha taça.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher