Capítulo 47

Livro de Jasar
Livro de Jasar, Capítulo 47

1 E Isaque, filho de Abraão, ainda estava vivendo naqueles dias na terra de Canaã; Era muito idoso, cento e oitenta anos de idade, e Esaú, seu filho, o irmão de Jacó, estava na terra de Edom, e ele e seus filhos possuíam nela entre os filhos de Seir.

2 E Esaú ouviu que o tempo de seu pai se aproximava para morrer, e ele e seus filhos e família vieram para a terra de Canaã, para a casa de seu pai, e Jacó e seus filhos saíram do lugar onde moravam em Hebrom, e todos vieram ao pai deles, Isaque, e acharam Esaú e seus filhos na tenda.

3 E Jacó e seus filhos sentaram-se diante de seu pai Isaque, e Jacó ainda estava de luto por seu filho José.

4 Então disse Isaque a Jacó: Traga-me para cá, teus filhos, e eu os abençoarei; e Jacó trouxe seus onze filhos diante de seu pai Isaque.

5 E Isaque colocou as mãos sobre todos os filhos de Jacó, e ele pegou eles e os abraçou, e beijou-os um a um, e Isaque os abençoou naquele dia, e disse-lhes: Que o Deus de vossos pais abençoe e aumente sua semente como as estrelas do céu em número.

6 E Isaque também abençoou os filhos de Esaú, dizendo: Que Deus te faça pavor e terror para todos os que te virem, e para todos os teus inimigos.

7 E Isaque chamou Jacó e seus filhos, e todos eles vieram e sentaram-se diante de Isaque, e Isaque disse a Jacó: O Senhor Deus de toda a terra me disse: À tua descendência darei esta terra por herança se teus filhos guardarem. os meus estatutos e os meus caminhos, e cumprirei-lhes o juramento que jurei a teu pai Abraão.

8 Agora, pois, meu filho, ensina os teus filhos e os filhos de teus filhos a temerem o Senhor e a seguir o bom caminho que irá agradar o Senhor teu Deus, pois, se guardardes os caminhos do Senhor e os seus estatutos, o Senhor também guardará. a você seu pacto com Abraão, e fará bem com você e sua semente todos os dias.

9 E quando Isaque terminou de ordenar a Jacó e seus filhos, ele entregou o espírito e morreu, e foi reunido a seu povo.

10 E Jacó e Esaú caíram sobre a face de seu pai Isaque, e eles choraram, e Isaque tinha cento e oitenta anos de idade quando ele morreu na terra de Canaã, em Hebron, e seus filhos o levaram para a caverna de Macpela, que Abraão comprou dos filhos de Heth por posse de um local de sepultamento.

11 E todos os reis da terra de Canaã foram com Jacó e Esaú para enterrar Isaque, e todos os reis de Canaã mostraram grande honra a Isaque por ocasião da sua morte.

12 E os filhos de Jacó e os filhos de Esaú foram descalços ao redor, andando e lamentando até chegarem a Kireath-arba.

13 E Jacó e Esaú enterraram seu pai Isaque na caverna de Macpela, que está em Quiriate-Arba em Hebrom, e o sepultaram com grande honra, como no funeral de reis.

14 E Jacó e seus filhos, e Esaú e seus filhos, e todos os reis de Canaã fizeram um grande e pesado luto, e eles o sepultaram e lamentaram por ele muitos dias.

15 E com a morte de Isaque, ele deixou seu gado e suas posses e todos pertencentes a ele para seus filhos; e disse Esaú a Jacó: Ora eis aqui te peço que tudo quanto nosso pai deixar, nós dividiremos em duas partes; e terei a escolha, e Jacó disse: assim faremos.

16 E Jacó tomou tudo o que Isaque havia deixado na terra de Canaã, o gado e a propriedade, e os colocou em duas partes diante de Esaú e seus filhos, e disse a Esaú: Eis que tudo isto é diante de ti, escolhe tu a tu mesmo a metade que tu tomares.

17 E disse Jacó a Esaú: Ouve, peço-te, que te falarei, dizendo: O Senhor Deus dos céus e da terra falou a nossos pais Abraão e Isaque, dizendo: À tua descendência darei esta terra por herança para sempre. .

18 Agora, pois, tudo o que nosso pai tem deixado está diante de ti, e eis que toda a terra está diante de ti; escolhe tu deles o que tu desejas.

19 Se desejares que toda a terra a tome para ti e teus filhos para sempre, e eu vou levar estas riquezas, e tu desejas as riquezas leva-te para ti, e eu vou tomar esta terra para mim e para os meus filhos a herdarem para sempre .

20 E Nebayoth, o filho de Ismael, estava então na terra com seus filhos, e Esaú foi naquele dia e consultou com ele, dizendo.

21 Assim falou Jacó a mim, e assim ele me respondeu, dá agora o teu conselho e nós ouviremos.

22 Então disse Nebayote: Que é isto que Jacó te falou? eis que todos os filhos de Canaã estão seguros em sua terra, e Jacó diz que ele herdará com sua semente todos os dias.

23 Vai agora, portanto, e toma todas as riquezas de teu pai e deixa Jacó teu irmão na terra, como ele disse.

24 E Esaú se levantou e voltou para Jacó, e fez tudo o que Nebayoth, filho de Ismael, aconselhou; e Esaú tomou todas as riquezas que Isaque havia deixado, as almas, os animais, o gado e a propriedade, e todas as riquezas; ele nada deu a seu irmão Jacó; e Jacó tomou toda a terra de Canaã, desde o ribeiro do Egito até o rio Eufrates, e tomou-a em possessão perpétua, e por seus filhos e por sua descendência depois dele para sempre.

25 E Jacó tomou também do seu irmão Esaú a cova de Macpela, que está em Hebrom, a qual Abraão comprara a Efrom, para a posse de um lugar de sepultura para ele e para a sua descendência para sempre.

26 E Jacó escreveu todas estas coisas no livro de compra, e ele assinou, e ele testemunhou tudo isso com quatro testemunhas fiéis.

27 E estas são as palavras que Jacó escreveu no livro, dizendo: A terra de Canaã e todas as cidades dos huitus, os heveus, os jebuseus, os amorreus, os ferezeus e os gergasitas, todas as sete nações do rio do Egito até o rio Eufrates.

28 E a cidade de Hebron Kireath-Arba, e a caverna que há nela, o todo fez Jacó comprar de seu irmão Esaú por valor, por uma possessão e por uma herança por sua semente depois dele para sempre.

29 E Jacó tomou o livro de compra e a assinatura, o mandamento e os estatutos e o livro revelado, e os colocou em um recipiente de barro a fim de que eles ficassem por um longo tempo, e ele os entregou nas mãos de seu crianças.

30 Esaú tomou tudo o que seu pai havia deixado após sua morte de seu irmão Jacó, e ele tomou todos os bens, de homem e animal, camelo e jumento, boi e cordeiro, prata e ouro, pedras e bdélio, e todas as riquezas que havia pertencido a Isaque, filho de Abraão; não havia mais nada que Esaú não tomasse para si, de tudo o que Isaque havia deixado após sua morte.

31 E Esaú tomou tudo isso, e ele e seus filhos foram para a terra de Seir, o horeu, longe de seu irmão Jacó e seus filhos.

32 E Esaú possuía posses entre os filhos de Seir, e Esaú não retornou à terra de Canaã desde aquele dia em diante.

33 E toda a terra de Canaã se tornou em herança para os filhos de Israel em herança eterna, e Esaú com todos os seus filhos herdou a montanha de Seir.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher