Capítulo 80

Livro de Jasar
Livro de Jasar, capítulo 80

1 E, ao fim de dois anos, o Senhor novamente enviou Moisés a Faraó para trazer os filhos de Israel e enviá-los para fora da terra do Egito.

2 E foi Moisés e chegou à casa de Faraó, e falou-lhe as palavras do SENHOR que o enviara, mas Faraó não quis ouvir a voz do SENHOR, e Deus despertou o seu poder no Egito sobre Faraó e sua assuntos, e Deus feriu Faraó e seu povo com pragas muito grandes e doloridas.

3 E o Senhor enviou pela mão de Arão e converteu todas as águas do Egito em sangue, com todos os seus córregos e rios.

4 E quando um egípcio vinha beber e tirar água, ele olhou para o seu cântaro e eis que toda a água se transformou em sangue; e quando ele veio beber do seu cálice, a água do cálice tornou-se sangue.

5 E quando uma mulher amassou sua massa e cozinhou seus alimentos, sua aparência foi transformada em sangue.

6 E o Senhor mandou que todas as suas águas produzissem rãs, e todas as rãs entraram nas casas dos egípcios.

7 E quando os egípcios bebiam, suas barrigas estavam cheias de rãs e dançavam em suas barrigas enquanto dançavam quando estavam no rio.

8 E toda a água de beber e de cozinhar se transformou em sapos, e também quando eles deitavam em suas camas, sua transpiração gerava sapos.

9 Não obstante tudo isso, a ira do Senhor não se desviou deles, e a sua mão se estendeu contra todos os egípcios, para os ferir com toda a pesada praga.

10 E ele enviou e feriu o pó deles em piolhos, e os piolhos se tornaram no Egito até a altura de dois côvados sobre a terra.

11 Os piolhos também foram muito numerosos, em carne de homem e de animal, em todos os habitantes do Egito, também no rei e na rainha, o Senhor enviou os piolhos, e entristeceu muito o Egito por causa dos piolhos.

12 Não obstante isso, a ira do Senhor não se desviou e sua mão ainda estava estendida sobre o Egito.

13 E o Senhor enviou todos os tipos de animais do campo para o Egito, e eles vieram e destruíram todo o Egito, homem e animal, e árvores, e todas as coisas que estavam no Egito.

14 E o Senhor enviou serpentes de fogo, escorpiões, ratos, doninhas, sapos, juntamente com outros que se arrastavam em pó.

15 Moscas, vespas, pulgas, insetos e mosquitos, cada enxame de acordo com o seu tipo.

16 E todos os répteis e animais alados de acordo com a sua espécie vieram para o Egito e ofenderam os egípcios excessivamente.

17 E as pulgas e as moscas chegaram aos olhos e ouvidos dos egípcios.

18 E os vespões atacaram-nos e afastaram-nos, e eles retiraram-no para os seus aposentos interiores, e ele os perseguiu.

19 E quando os egípcios se esconderam por causa do enxame de animais, trancaram as suas portas atrás deles, e Deus ordenou aos sulanuth que estavam no mar que subissem e fossem para o Egito.

20 E ela tinha braços compridos, dez côvados de comprimento, do côvado de um homem.

21 E ela foi sobre os telhados e descobriu o caibro e piso e cortou-os, e estendeu o braço para dentro da casa e removeu a fechadura e o ferrolho, e abriu as casas do Egito.

22 Depois veio o enxame de animais para as casas do Egito, e o enxame de animais destruiu os egípcios, e isso os entristeceu muito.

23 Todavia a ira do Senhor não se desviou dos egípcios, e a sua mão ainda estava estendida contra eles.

24 E Deus enviou a peste, e a peste penetrou no Egito, nos cavalos e nas jumentas, e nos camelos, nas manadas de bois e ovelhas e nos homens.

25 E quando os egípcios se levantaram de manhã cedo para levar seu gado ao pasto, encontraram todos os seus animais mortos.

26 E restou do gado dos egípcios apenas um em dez, e do gado pertencente a Israel em Goshen nem um morreu.

27 E Deus enviou uma inflamação ardente na carne dos egípcios, que estouraram a pele, e isso se tornou uma severa coceira em todos os egípcios, desde as solas dos pés até as coroas de suas cabeças.

28 E muitos furúnculos estavam em sua carne, que sua carne se esvaiu até ficarem podres e pútridos.

29 Não obstante isto a ira do Senhor não se afastou, e sua mão ainda estava estendida sobre todo o Egito.

30 E o Senhor mandou um granizo muito pesado, que feriu as suas videiras e quebrou as suas árvores de fruto e secou-as, de modo que elas caíram sobre elas.

31 Também toda a erva verde secou e pereceu, pois um fogo mesclado desceu em meio ao granizo; portanto, o granizo e o fogo consumiram todas as coisas.

32 Também homens e animais que foram encontrados no estrangeiro pereceram das chamas do fogo e do granizo, e todos os jovens leões estavam exaustos.

33 E o Senhor enviou e trouxe numerosos gafanhotos para o Egito, o Chasel, Salom, Chargol e Chagole, gafanhotos cada um de sua espécie, que devoraram tudo o que o granizo havia deixado.

34 Então os egípcios se alegraram dos gafanhotos, ainda que consumissem o produto do campo, e os pegaram em abundância e os salgaram em busca de alimento.

35 E o Senhor fez um vento forte do mar, que tirou todos os gafanhotos, inclusive os que foram salgados, e os lançou no Mar Vermelho; nenhum gafanhoto permaneceu dentro dos limites do Egito.

36 E Deus enviou trevas sobre o Egito, que toda a terra do Egito e Pathros ficou escura por três dias, de modo que um homem não podia ver sua mão quando ele levou-a à boca.

37 Naquele tempo, morreram muitos do povo de Israel que se rebelaram contra o Senhor e que não deram ouvidos a Moisés e Arão, e não creram neles que Deus os havia enviado.

38 E que dissera: Não sairemos do Egito, para que não pereçamos de fome num deserto desolado, e não ouvisse a voz de Moisés.

39 E o Senhor os flagelou nos três dias de trevas, e os israelitas os enterraram naqueles dias, sem que os egípcios os conhecessem ou se regozijassem por eles.

40 E a escuridão era muito grande no Egito por três dias, e qualquer pessoa que estava de pé quando as trevas vieram, permaneceu em seu lugar, e aquele que estava sentado permaneceu sentado, e aquele que estava deitado continuou deitado no mesmo estado, e aquele que andava permaneceu sentado no chão no mesmo lugar; e isso aconteceu a todos os egípcios, até a escuridão ter passado.

41 E os dias da escuridão passaram, eo Senhor enviou Moisés e Arão aos filhos de Israel, dizendo: Celebre a sua festa e faça a sua Páscoa, pois eis que venho no meio da noite entre todos os egípcios, e eu vou Ferida todos os seus primogênitos, desde o primogênito de um homem até o primogênito de uma besta, e quando eu ver a sua Páscoa, eu vou passar por você.

42 E os filhos de Israel fizeram conforme tudo o que o Senhor tinha ordenado a Moisés e Arão, assim fizeram naquela noite.

43 E sucedeu que, no meio da noite, o Senhor saiu no meio do Egito, e feriu todos os primogênitos dos egípcios, desde o primogênito dos homens até os primogênitos dos animais.

44 E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos e todos os egípcios; e houve um grande clamor em todo o Egito naquela noite, porque não havia casa em que não houvesse cadáver.

45 Também as semelhanças dos primogênitos do Egito, que estavam gravadas nas paredes de suas casas, foram destruídas e caíram no chão.

46 Até os ossos de seus primogênitos que haviam morrido antes disso e que haviam enterrado em suas casas foram aniquilados pelos cachorros do Egito naquela noite e arrastados diante dos egípcios e lançados diante deles.

47 E todos os egípcios viram este mal que de repente veio sobre eles, e todos os egípcios clamavam com grande voz.

48 E todas as famílias do Egito choraram naquela noite, cada um por seu filho e cada homem por sua filha, sendo o primogênito, e o tumulto do Egito foi ouvido a distância naquela noite.

49 E Bathia, a filha de Faraó, saiu com o rei naquela noite para buscar Moisés e Arão em suas casas, e eles os encontraram em suas casas, comendo e bebendo e se alegrando com todo o Israel.

50 Então disse Bias a Moisés: É esta a recompensa pelo bem que te tenho feito, que te criou e te estendeu? E que me fizeste mal sobre mim e sobre a casa de meu pai?

51 E disse-lhe Moisés: Certamente dez pragas o Senhor trouxe ao Egito; Algum mal se acumulou a ti de algum deles? Um deles te afetou? e ela disse, não.

52 E Moisés disse-lhe: Ainda que tu és o primogênito de tua mãe, tu não morrerás, e nenhum mal te alcançará no meio do Egito.

53 E ela disse: Que vantagem é para mim quando vejo o rei, meu irmão e toda a sua casa e súbditos neste mal, cujo primogênito perece com todos os primogênitos do Egito?

54 E disse-lhe Moisés: Certamente teu irmão e sua casa, e súditos, as famílias do Egito, não dariam ouvidos às palavras do Senhor, por isso veio este mal sobre eles.

55 E Faraó, rei do Egito, se aproximou de Moisés e Arão, e alguns dos filhos de Israel que estavam com eles naquele lugar, e orou a eles, dizendo:

56 Levanta-te e leva os teus irmãos, todos os filhos de Israel que estão na terra, com as suas ovelhas e bois, e tudo o que lhes pertence, nada deixará restando, apenas ora por mim ao Senhor teu Deus.

57 E disse Moisés a Faraó: Ainda que és o primogênito de tua mãe, e não temerás, pois não morrerás, porque o Senhor ordenou que vivesses, para te mostrar o seu grande poder e forte braço estendido.

58 E Faraó ordenou que os filhos de Israel fossem mandados embora, e todos os egípcios se fortaleceram para enviá-los, pois eles disseram: Todos nós estamos perecendo.

59 E todos os egípcios enviaram os filhos de Israel, com grandes riquezas, ovelhas e bois e coisas preciosas, segundo o juramento do Senhor entre ele e nosso pai Abraão.

60 E os filhos de Israel tardaram a sair à noite, e quando os egípcios se aproximaram para tirá-los, disseram-lhes: Somos ladrões, que devemos sair à noite?

61 E os filhos de Israel perguntaram aos egípcios, vasos de prata, e vasos de ouro, e vestes, e os filhos de Israel despojaram os egípcios.

62 E Moisés se apressou, levantou-se e foi para o rio do Egito, e subiu de lá o caixão de José e levou-o consigo.

63 Os filhos de Israel também trouxeram, cada um o caixão de seu pai com ele, e cada homem os caixões de sua tribo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher