Capítulo 26

Livro de Jasar
Livro de Jasar, capítulo 26

1 E no ano cinquenta e nove da vida de Isaque, filho de Abraão, Rebeca sua esposa ainda era estéril naqueles dias.

2 Disse Rebeca a Isaque: Certamente ouvi, meu senhor, que tua mãe, Sara, era estéril em seus dias, até que meu pai Abraão orou por ela e ela por ele concebida.

3 Agora pois levanta-te, ora também a Deus, e ele ouvirá a tua oração e lembrará de nós pelas suas misericórdias.

4 E Isaque respondeu a sua esposa Rebeca, dizendo: "Abraão já tem orado por mim a Deus para multiplicar sua semente, agora, portanto, esta esterilidade deve proceder-nos de ti."

5 E Rebeca disse-lhe: Mas levanta-te agora e ora, para que o Senhor ouça tua oração e me dê filhos, e Isaque deu ouvidos às palavras de sua esposa, e Isaque e sua esposa se levantaram e foram para a terra de Moriah orar lá e buscar o Senhor, e quando chegaram a esse lugar, Isaac levantou-se e orou ao Senhor por causa de sua esposa porque ela era estéril.

6 E Isaac disse, ó Senhor Deus do céu e da terra, cuja bondade e misericórdia enchem a terra, tu que usaste meu pai da casa de seu pai e de sua cidade natal, e o trouxe a esta terra, e disseste-lhe: À tua descendência darei a terra, e prometeste-lhe e declarar-lhe-ei: Multiplicarei a tua semente como as estrelas do céu e como a areia do mar; agora as tuas palavras sejam confirmadas, as quais falaste à minha pai.

7 Porque tu és o Senhor nosso Deus, os nossos olhos estão voltados para ti, para nos dar semente de homens, como tu nos prometeu, pois és o Senhor nosso Deus e os nossos olhos estão voltados apenas para ti.

8 E o Senhor ouviu a oração de Isaque, filho de Abraão, e o Senhor pediu a ele e a Rebecca, sua esposa, que o concebesse.

9 E em cerca de sete meses depois que as crianças lutaram juntas dentro dela, e isso lhe causou muito dano, e ela disse a todas as mulheres que estavam na terra tem para mim? e disseram-lhe: Não.

10 E ela disse-lhes: Por que estou sozinha nisto entre todas as mulheres que estavam na terra? e ela foi para a terra de Moriá para buscar o Senhor por causa disso; e ela foi a Shem e Eber, seu filho, para investigá-los sobre o assunto, e que eles deveriam buscar o Senhor nesta coisa com respeito a ela.

11 E ela também pediu a Abraão para buscar e inquirir do Senhor sobre tudo o que lhe acontecera.

12 E todos eles perguntaram ao Senhor a respeito deste assunto, e eles trouxeram sua palavra do Senhor e disseram-lhe: “Duas crianças estão em teu ventre, e duas nações se levantarão delas; e uma nação será mais forte que a outra, e a maior servirá a mais nova.

13 E, quando os dias do seu parto terminaram, ela se ajoelhou e eis que havia gêmeos no seu ventre, como o Senhor lhe falara.

14 E saiu o primeiro todo vermelho como um vestido de pêlo, e todo o povo da terra chamou o seu nome Esaú, dizendo: Que este foi feito completo desde o ventre.

15 E depois que veio seu irmão, e sua mão tomou posse do calcanhar de Esaú, portanto eles chamaram seu nome de Jacó.

16 E Isaque, filho de Abraão, tinha sessenta anos quando os gerou.

17 E os meninos cresceram até o décimo quinto ano e vieram para a sociedade dos homens. Esaú era um homem desenhista e enganador, e um perito caçador no campo, e Jacó era um homem perfeito e sábio, habitando em tendas, alimentando rebanhos e aprendendo as instruções do Senhor e os mandamentos de seu pai e mãe.

18 E Isaque e os filhos de sua casa habitavam com seu pai Abraão na terra de Canaã, como Deus lhes havia ordenado.

19 E Ismael, filho de Abraão, foi com seus filhos e todos pertencentes a eles; e voltaram para a terra de Havilá, e ali habitaram.

20 E todos os filhos das concubinas de Abraão foram habitar na terra do oriente, pois Abraão os despediu de seu filho, deu-lhes presentes e eles foram embora.

21 E Abraão deu tudo o que ele tinha a seu filho Isaque, e também lhe deu todos os seus tesouros.

22 E ele ordenou-lhe dizendo: Tu não sabes e entendes que o Senhor é Deus no céu e na terra, e não há outro além dele?

23 E foi ele quem me tirou da casa de meu pai e do meu nascimento e me deu todas as delícias da terra; que me livrou do conselho do ímpio, porque nele eu confiava.

24 E ele me levou a este lugar, e ele me livrou de Ur Casdim; e disse-me: A tua semente darei todas estas terras, e elas herdarão quando guardarem os meus mandamentos, os meus estatutos e os meus juízos que te dei, e que lhes ordenarei.

25 Agora, pois, meu filho, ouve a minha voz, e guarda os mandamentos do Senhor teu Deus, que eu te ordenei, não voltes para o direito nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que seja bom tu e teus filhos atrás de ti para sempre.

26 E lembra-te das maravilhosas obras do Senhor e da sua benignidade que ele nos mostrou ao nos libertar das mãos de nossos inimigos, e o Senhor nosso Deus lhes fez cair em nossas mãos; guarda agora tudo quanto te ordenei, e não se desvie dos mandamentos do teu Deus, e não sirva a ninguém além dele, para que te vá bem a ti e à tua descendência depois de ti.

27 E ensina a teus filhos e tua semente as instruções do Senhor e seus mandamentos, e ensina-lhes o caminho correto em que devem ir, a fim de que tudo possa estar bem para sempre.

28 E Isaque respondeu a seu pai e disse-lhe: O que meu senhor ordenou que eu faria, e eu não vou afastar os mandamentos do Senhor meu Deus, vou guardar tudo o que ele me ordenou; e Abraão abençoou seu filho Isaac e também seus filhos; e Abraão ensinou a Jacó a instrução do Senhor e seus caminhos.

29 E foi nessa época que Abraão morreu, no décimo quinto ano da vida de Jacó e Esaú, os filhos de Isaque, e todos os dias de Abraão foram cento e setenta e cinco anos, e ele morreu e foi reunido para seu povo em boa velhice, velho e satisfeito com os dias, e Isaque e Ismael, seus filhos, o sepultaram.

30 E quando os habitantes de Canaã ouviram que Abraão estava morto, todos eles vieram com seus reis e príncipes e todos os seus homens para enterrar Abraão.

31 E todos os habitantes da terra de Harã, e todas as famílias da casa de Abraão, e todos os príncipes e chefes, e os filhos de Abraão, pelas concubinas, vieram todos quando souberam da morte de Abraão, e eles correspondiam ao tempo de Abraão. Bondade, e confortou Isaac seu filho, e eles enterraram Abraão na caverna que ele comprou de Ephron, o hitita e seus filhos, para a posse de um local de sepultamento.

32 E todos os habitantes de Canaã, e todos aqueles que tinham conhecido Abraão, choraram por Abraão um ano inteiro, e homens e mulheres lamentaram sobre ele.

33 E todas as criancinhas e todos os habitantes da terra choraram por causa de Abraão, pois Abraão havia sido bom para todos eles, e porque ele havia sido reto com Deus e os homens.

34 E não surgiu um homem que temesse a Deus como Abraão, porque temera a seu Deus desde a sua mocidade, servira ao Senhor e percorria todos os caminhos durante a sua vida, desde a sua infância até ao dia da sua morte. .

35 E o Senhor estava com ele e libertou-o do conselho de Nimrod e seu povo, e quando ele fez guerra com os quatro reis de Elam, ele os conquistou.

36 E ele trouxe todos os filhos da terra para o serviço de Deus, e ele ensinou-lhes os caminhos do Senhor, e levou-os a conhecer o Senhor.

37 E ele formou um bosque e plantou uma vinha nele, e ele sempre tinha preparado em sua tenda carne e bebida para aqueles que passavam pela terra, para que eles pudessem satisfazer-se em sua casa.

38 E o Senhor Deus entregou toda a terra por causa de Abraão.

39 E foi depois da morte de Abraão que Deus abençoou seu filho Isaque e seus filhos, e o Senhor estava com Isaque como estivera com seu pai Abraão, pois Isaque guardava todos os mandamentos do Senhor como Abraão seu pai lhe ordenara ; ele não se virou para a direita ou para a esquerda do caminho certo que seu pai lhe havia ordenado.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher