Capítulo 60

Livro de Jasar
Livro de Jasar, capítulo 60

1 E, acorrente o ano, aos setenta e dois anos desde que os israelitas desceram ao Egito, depois da morte de José, Zepho, filho de Elifaz, filho de Esaú, fugiu do Egito, ele e seus homens, e eles foram embora.

2 E ele veio para a África, que é Dinhabah, para Angeas, rei da África, e Angeas os recebeu com grande honra, e ele fez Zepho, o capitão do seu exército.

3 E Zepho achou graça aos olhos de Angeas e à vista de seu povo, e Zepho foi capitão do exército de Angeas, rei da África por muitos dias.

4 E Zepho seduziu Angeas, rei da África, a recolher todo o seu exército para ir lutar com os egípcios e com os filhos de Jacó, e vingar deles a causa de seus irmãos.

5 Mas Angeas não quis ouvir Zepho para fazer isto, pois Angeas conhecia a força dos filhos de Jacob, e o que eles tinham feito a seu exército em sua guerra com os filhos de Esaú.

6 E Zepho era naqueles dias muito grande aos olhos de Angeas e à vista de todo o seu povo, e ele continuamente os seduziu para guerrearem contra o Egito, mas eles não fizeram.

7 E aconteceu naqueles dias que havia na terra de Quitim um homem na cidade de Puzimna, cujo nome era Uzu, e ele tornou-se degeneradamente deificado pelos filhos de Quitim, e o homem morreu e não teve filho, somente uma filha cujo nome era Jania.

8 E a moça era muitíssimo bela, formosa e inteligente, e não se via nela semelhante beleza e sabedoria em toda a terra.

9 E o povo de Angeas, rei da África, viu-a e eles vieram e a louvaram a ele, e Angeas enviou aos filhos de Quitim, e ele pediu para levá-la para si como esposa, e o povo de Quitim consentiu em dar-lhe a ele por uma esposa.

10 E quando os mensageiros de Angeas estavam partindo da terra de Chittim para fazer sua jornada, eis que os mensageiros de Turnus, rei de Bibentu, vieram a Quitim, pois Turnus, rei de Bibentu, também enviou seus mensageiros para pedir Jania por ele, para levar até a si mesmo como esposa, pois todos os seus homens também a louvavam, por isso enviou todos os seus servos para ela.

11 E os servos de Turno vieram a Quitim, e pediram a Jania, para ser levada a Turnus, seu rei, por mulher.

12 E o povo de Chittim disse-lhes: Não podemos dar-lhe, porque Angeas, rei da África, desejou que ela a tomasse por mulher antes que você viesse, e que a entregássemos a ele, e agora, portanto, não podemos fazer isso. coisa para privar Angeas da donzela a fim de entregá-la a Turnus.

13 Porque tememos muito Angeas, para que ele não venha em batalha contra nós e nos destrua; e Turno, teu senhor, não poderá nos livrar da sua mão.

14 E quando os mensageiros de Turnus ouviram todas as palavras dos filhos de Chittim, voltaram-se para seu mestre e disseram-lhe todas as palavras dos filhos de Quitim.

15 E os filhos de Quitim mandaram um memorial a Angeas, dizendo: Eis que Turnus mandou que Jania a tomasse por mulher, e assim lhe respondemos; e ouvimos dizer que ele colecionou todo o seu exército para guerrear contra ti, e ele pretende passar pela estrada da Sardónia para lutar contra o teu irmão Lucus, e depois disso ele virá lutar contra ti.

16 E Angeas ouviu as palavras dos filhos de Chittim, que eles enviaram a ele no registro, e sua ira se acendeu e ele se levantou e reuniu todo o seu exército e atravessou as ilhas do mar, a estrada para Sardunia, até a sua irmão Lucus rei de Sardunia.

17 E Niblos, o filho de Lucus, ouviu que seu tio Angeas estava chegando, e ele saiu para enfrentá-lo com um exército pesado, e ele o beijou e abraçou-o, e Niblos disse a Angeas, Quando tu pedes a meu pai depois dele bem-estar, quando eu for contigo lutar com Turno, pedir-lhe que me torne capitão do seu exército, e Angeas o fez, e ele veio ao seu irmão e seu irmão vieram ao seu encontro, e perguntou-lhe depois de seu bem-estar .

18 E Angeas pediu a seu irmão Lucus após seu bem-estar, e fez seu filho Niblos capitão de seu exército, e Lucus o fez, e Angeas e seu irmão Lucus se levantaram e foram em direção a Turnus para a batalha, e houve com eles uma grande exército e um povo pesado.

19 E ele chegou em navios, e eles vieram para a província de Ashtorash, e eis que Turnus veio em direção a eles, pois ele partiu para Sardunia, e pretendia destruí-lo e depois passar de lá para Angeas para lutar com ele.

20 E Angeas e Lucus, seu irmão, encontraram Turnus no vale de Canopia, e a batalha era forte e poderosa entre eles naquele lugar.

21 E a batalha foi severa contra Lucus, rei de Sardónia, e todo o seu exército caiu, e Niblos, seu filho, caiu também naquela batalha.

22 E seu tio Angeas comandou seus servos e eles fizeram um caixão de ouro para Niblos e eles o colocaram nele, e Angeas novamente travou batalha contra Turnus, e Angeas era mais forte que ele, e ele o matou, e feriu todo o seu povo com o fio da espada, e Angeas vingou a causa de Niblos, filho de seu irmão e a causa do exército de seu irmão Lucus.

23 E quando Turnus morreu, as mãos daqueles que sobreviveram à batalha enfraqueceram e fugiram de diante de Angeas e Lucus, seu irmão.

24 E Angeas e seu irmão Lucus os perseguiram até a estrada, que fica entre Alphanu e Romah, e mataram todo o exército de Turnus com o fio da espada.

25 E Lucus, rei de Sardónia, ordenou a seus servos que fizessem um caixão de latão, e que eles deveriam colocar nele o corpo de seu filho Niblos, e eles o enterraram naquele lugar.

26 E edificaram sobre ela uma torre alta lá na estrada, e chamaram seu nome depois do nome de Niblos até este dia, e eles também enterraram Turnus rei de Bibentu lá naquele lugar com Niblos.

27 E eis que na estrada entre Alphanu e Romah está o sepulcro de Niblos de um lado e o túmulo de Turnus do outro, e um pavimento entre eles até o dia de hoje.

28 E quando Niblos foi enterrado, Lucus, seu pai, retornou com seu exército para sua terra Sardunia, e Angeas, seu irmão, rei da África, foi com seu povo até a cidade de Bibentu, que é a cidade de Turnus.

29 E os habitantes de Bibentu ouviram falar de sua fama e ficaram com muito medo dele, e saíram para enfrentá-lo com pranto e súplica, e os habitantes de Bibentu pediram a Angeas que não os matasse nem destruísse sua cidade; e ele fez isso, pois Bibentu era naqueles dias considerada como uma das cidades dos filhos de Quitim; portanto ele não destruiu a cidade.

30 Mas daquele dia em diante as tropas do rei da África iriam a Chittim para saquear e saquear, e sempre que eles fossem, Zepho, o capitão do exército de Angeas, iria com eles.

31 E foi depois disso que Angeas se voltou com o seu exército e chegaram à cidade de Puzimna, e Angeas tomou dali Jania, a filha de Uzu como esposa, e a trouxe para a sua cidade para a África.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher