Capítulo 58

Livro de Jasar
Livro de Jasar, capítulo 58

1 E aconteceu que no trigésimo segundo ano dos israelitas que desceram ao Egito, que é no septuagésimo primeiro ano da vida de José, naquele ano morreu Faraó, rei do Egito, e Magron, seu filho, reinou em seu lugar.

2 E Faraó ordenou a José antes de sua morte que fosse pai de seu filho Magron, e que Magron estivesse sob os cuidados de José e sob seu conselho.

3 E todo o Egito consentiu que José fosse rei deles, pois todos os egípcios amou José como até então, somente Magron, o filho de Faraó, sentou-se no trono de seu pai, e ele se tornou rei naqueles dias, em lugar de seu pai. .

4 Magro tinha quarenta e um anos quando começou a reinar, e quarenta anos reinou no Egito, e todo o Egito chamou seu nome Faraó depois do nome de seu pai, como era seu costume fazer no Egito a todo rei que reinava sobre eles.

5 E aconteceu que, quando Faraó reinou em lugar de seu pai, ele colocou as leis do Egito e todas as questões de governo nas mãos de José, como seu pai lhe havia ordenado.

6 E José se tornou rei do Egito, pois supervisionava todo o Egito, e todo o Egito estava sob seus cuidados e sob seu conselho, pois todo o Egito se inclinava para José após a morte do Faraó e o amavam muito para reinar sobre eles.

7 Mas havia entre eles algumas pessoas que não gostavam dele, dizendo: Nenhum estrangeiro reinará sobre nós; ainda todo o governo do Egito passou naqueles dias sobre José, após a morte do faraó, ele sendo o regulador, fazendo o que ele gostava em toda a terra sem que ninguém interferisse.

8 E todo o Egito ficou sob os cuidados de José, e José guerreou com todos os seus inimigos ao redor e os subjugou; também toda a terra e todos os filisteus, até as fronteiras de Canaã, José subjugou, e eles estavam todos sob o seu poder e eles deram um imposto anual a José.

9 E Faraó, rei do Egito, estava sentado em seu trono em lugar de seu pai, mas ele estava sob o controle e conselho de José, como estava a princípio sob o controle de seu pai.

10 Nem ele reinou senão somente na terra do Egito, sob o conselho de José, mas José reinou sobre todo o país naquele tempo, desde o Egito até o grande rio Perate.

11 E José foi bem sucedido em todos os seus caminhos, e o Senhor estava com ele, e o Senhor deu a Joseph mais sabedoria, honra, glória e amor para com ele no coração dos egípcios e por toda a terra, e José reinou sobre todo o país quarenta anos.

12 E todos os países dos filisteus e Canaã e Sidom, e do outro lado do Jordão, trouxeram presentes a José todos os seus dias, e todo o país estava na mão de José, e eles trouxeram-lhe um tributo anual como ele foi regulamentada, pois José havia lutado contra todos os seus inimigos ao redor e os subjugou, e todo o país estava nas mãos de José, e José sentou-se em segurança no seu trono no Egito.

13 E também todos os seus irmãos, os filhos de Jacó, habitaram seguros na terra, todos os dias de José; e frutificaram e se multipliquem muitíssimo na terra; e serviram ao Senhor todos os seus dias, como seu pai Jacó havia ordenado a eles.

14 E aconteceu que, passados ​​muitos dias e anos, quando os filhos de Esaú habitavam em silêncio em sua terra com Bela, seu rei, os filhos de Esaú foram frutíferos e se multiplicaram na terra, e resolveram ir. lutai com os filhos de Jacó e todo o Egito, e para entregar a seu irmão Zepho, filho de Elifaz, e seus homens, porque eles ainda eram naqueles dias escravos de José.

15 E os filhos de Esaú enviaram a todos os filhos do oriente, e eles fizeram as pazes com eles, e todos os filhos do oriente vieram a eles para ir com os filhos de Esaú ao Egito para a batalha.

16 E também veio do povo de Angeas, rei de Dinhaba, e também enviaram aos filhos de Ismael, e também vieram a eles.

17 E todo este povo se reuniu e veio a Seir para ajudar os filhos de Esaú em sua batalha, e este acampamento era muito grande e pesado com pessoas, numerosas como a areia do mar, cerca de oitocentos mil homens, infantaria e cavalaria, e todas estas tropas desceram ao Egito para lutar com os filhos de Jacó e acamparam-se com Ramessés.

18 E saiu José com os seus irmãos, e os poderosos do Egito, cerca de seiscentos homens, e pelejaram com eles na terra de Ramessés; e os filhos de Jacó naquela época também lutaram com os filhos de Esaú, no quinquagésimo ano dos filhos de Jacó, descendo ao Egito, que é o trigésimo ano do reinado de Bela sobre os filhos de Esaú em Seir.

19 E o Senhor deu todos os homens poderosos de Esaú e os filhos do oriente a mão de José e seus irmãos, e o povo dos filhos de Esaú e os filhos do oriente foram feridos perante José.

20 E do povo de Esaú e dos filhos do oriente que foram mortos, caíram diante dos filhos de Jacó cerca de duzentos mil homens, e o rei deles, Belá, filho de Beor, caiu com eles na batalha, e quando os filhos de Esaú viu que seu rei havia caído em batalha e estava morto, suas mãos ficaram fracas no combate.

21 E José e seus irmãos e todo o Egito ainda feriam o povo da casa de Esaú; e todo o povo de Esaú temia os filhos de Jacó e fugia de diante deles.

22 E José e seus irmãos e todo o Egito os perseguiram por um dia de jornada, e deles mataram cerca de trezentos homens, continuando a feri-los no caminho; e eles depois se afastaram deles.

23 E José e todos os seus irmãos voltaram para o Egito, nenhum homem deles ficou de fora, mas dos egípcios caíram doze homens.

24 E quando José retornou ao Egito, ele ordenou que Zepho e seus homens fossem também amarrados, e os amarraram com ferros e aumentaram sua dor.

25 Então todo o povo dos filhos de Esaú e os do oriente voltaram envergonhados para a sua cidade, porque todos os homens valentes que estavam com eles haviam caído em batalha.

26 E quando os filhos de Esaú viram que seu rei havia morrido em batalha, apressaram-se e tomaram um homem do povo dos filhos do oriente; Seu nome era Jobabe, filho de Zarach, da terra de Botrasra, e eles o fizeram reinar sobre eles, em vez de Bela, seu rei.

27 E Jobabe se assentou no trono de Bela como rei em seu lugar, e Jobab reinou em Edom sobre todos os filhos de Esaú dez anos, e os filhos de Esaú não iam mais lutar com os filhos de Jacó desde aquele dia em diante, porque os filhos de Esaú conheceram a bravura dos filhos de Jacó e tiveram muito medo deles.

28 Mas daquele dia em diante os filhos de Esaú odiaram os filhos de Jacó, e o ódio e a inimizade foram muito fortes entre eles todos os dias até o dia de hoje.

29 E aconteceu que depois de dez anos, morreu Jobabe, filho de Zarach, de Botzrah, e os filhos de Esaú pegaram um homem cujo nome era Chusham, da terra de Temã, e fizeram ele era rei sobre eles em vez de Jobabe, e Chusham reinou em Edom sobre todos os filhos de Esaú por vinte anos.

30 E José, rei do Egito, e seus irmãos, e todos os filhos de Israel habitaram firmes no Egito naqueles dias, juntamente com todos os filhos de José e de seus irmãos, não tendo impedimentos nem maus acontecimentos, e a terra do Egito estava em paz. aquele tempo em repouso da guerra nos dias de José e seus irmãos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capítulo 1

Livro de Jasar_ book the Jasher